ESP/CE discute ética em pesquisa com Academia Estadual de Segurança Pública

15 de janeiro de 2021 - 14:28 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) recebeu nesta sexta-feira, 15, visita de uma equipe de profissionais da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).

O supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da ESP/CE, Jadson Franco, recebeu os pesquisadores Andréa Karan e Victor Alencar, ambos da AESP. Durante o encontro, os gestores trocaram informações e trataram das possibilidades e expertises necessárias para a implantação de um Comitê de Ética em Pesquisa na academia.

Segundo os profissionais da AESP, a visita foi motivada pela experiência da ESP/CE no campo das pesquisas científicas em saúde e pelo trabalho desenvolvido pela instituição na área científica ao longo dos últimos 15 anos.

“Como a ESP/CE mantém um comitê há bastante tempo, aproveitamos para conhecê-lo e entender como poderemos implantar um lá na AESP”, destacou o médico e perito legista da AESP, Victor Alencar.

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da ESP/CE foi criado em 2005. O colegiado tem por finalidade o atendimento às exigências éticas e científicas fundamentais das pesquisas envolvendo seres humanos, garantindo os princípios da autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça e equidade.