Aesp promove Curso de Operações em Videomonitoramento com policiais de todo o Estado

14 de dezembro de 2020 - 15:52 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (14), mais uma turma do Curso de Operações em Videomonitoramento para policiais militares que desempenham suas funções no Núcleo de Videomonitoramento do Estado.

A capacitação, que acontece na sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), tem uma carga-horária de 12 horas/aula e possui quatro módulos que revelam aos discentes os conhecimentos básicos do sistema de videomonitoramento e os sistemas de inteligência artificial utilizados pela Segurança Pública.

“O presente curso tem o objetivo de preparar o agente para executar as atividades de monitoramento e vigilância das áreas públicas cobertas por sistema de câmeras distribuídas em pontos estratégicos, possibilitando um acompanhamento diuturno de caráter preventivo de ocorrências de segurança pública, acionando em tempo hábil o sistema integrado de atendimento policial e/ou bombeirístico, com o objetivo de proporcionar à população um maior nível de segurança”, explica o orientador da Célula de Suporte Técnico da Ciops, tenente-coronel PM Sidney Alves Cavalcante, que também é um dos coordenadores do curso.

Esta é a 12ª turma deste curso, no ciclo de capacitação 2020, e contemplará profissionais de todo o Estado. Na primeira fase da qualificação, que ocorreu no mês de outubro, em Sobral, a Aesp capacitou 77 profissionais que atuam nas cidades de Sobral, Santa Quitéria, Itapipoca, Acaraú, Tianguá, Viçosa, São Benedito, Camocim, Granja, Crateús e Itapajé.

Já a segunda fase foi realizada em Juazeiro do Norte e capacitou 84 policiais militares, lotados no municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Icó, Quixadá, Quixeramobim, Morada Nova, Iguatu, Acopiara, Tauá, Mombaça e Parambu. A 3ª e 4ª fase do curso tem como público-alvo os policiais militares lotados em Fortaleza e Região Metropolitana, além dos Municípios de Russas, Limoeiro do Norte, Aracati, Beberibe, Canindé, Boa Viagem e Baturité.

Outras três turmas do Curso de Operações em Videomonitoramento estão prevista para acontecer em Fortaleza, até o final deste ano.