O ensino a distância na Aesp

27 de novembro de 2020 - 15:31 # # # #

27 de novembro, Dia Nacional da Educação a Distância – a data, que foi instituída pela Lei Nº 13.620, de 15 de janeiro de 2018, ganha ainda mais importância em 2020, ano que foi marcado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O cenário, que gerou medidas de isolamento social, como a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nas unidades de ensino, alterou completamente a rotina das instituições escolares no Brasil e no mundo, que tiveram que realizar adaptações emergenciais em seu tradicional modelo pedagógico.

Para dar continuidade às atividades letivas, evitando a propagação do vírus e sem causar prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem, a alternativa das instituições de ensino foi utilizar ferramentas tecnológicas já conhecidas do modelo de Educação a Distância para promover aulas remotas e atividades online.

Mas apesar do EaD ser visto como algo atual, o ensino a distância não é algo tão novo no Brasil, a modalidade já era realizada no país desde o início do século XX, quando existiam cursos profissionalizantes por correspondência. Mais tarde cursos por rádio e televisão também viraram alternativa para quem não podia frequentar a sala de aula convencional .

EaD na Aesp
Na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os cursos na modalidade EaD iniciaram em 2012 com a realização dos cursos de aperfeiçoamento para ascensão funcional de delegados e escrivães da Polícia Civil do Ceará e existe um setor especifico para promover estas capacitações – a Célula de Ensino a Distância (Cedis).

“A Cedis existe na Aesp desde a fundação, mas desde 2015 ela vem sendo bem mais atuante. Principalmente, depois da nova Lei de promoções dos militares, em que a gente teve uma demanda alta de cursos e tivemos que oferecer uma quantidade de turmas muito grande nesse período”, destacou a professora Alana Dutra, que é orientadora da Célula de Ensino a Distância e mestre em educação.

Além de promover cursos de aperfeiçoamento e ascensão profissional para agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado e cursos de aprimoramento, como o de Condutor de Veículos de Emergência, a Célula de Ensino a Distância também oferece suporte a outras áreas de ensino da Academia.

“A Célula de pós-graduação enfrentou nesse ano de 2020 uma situação de emergência, por conta da pandemia, e acabou que as aulas passaram de uma modalidade presencial, para um modelo remoto e nós ajudamos… E a gente sempre frisa que a modalidade de ensino remoto não é educação a distância, a gente tem essa preocupação de explicar que o ensino remoto é a mesma aula presencial se utilizando de recursos tecnológicos”, explicou Alana.

Estudiosa na área de ensino a distância, Alana ressalta que esta modalidade de ensino é tão eficiente quanto o presencial “A gente sempre diz que o ensino pode até ser a distância, mas não pode ser distante. O tutor, o professor tem que sempre estar tão próximo do aluno quanto no presencial, e uma das coisas que a gente vem tentando desmistificar é essa visão de que cursos EaD não possuem qualidade. Então, um dos grandes desafios da Cedis hoje é tentar transformar essa visão de que o curso EAD não funciona”, esclarece.

Ela também destaca a importância dos cursos EaD para a capacitação dos profissionais de segurança. “O nosso público geralmente está em uma escala de trabalho, e a gente teria dificuldade de tirar essa quantidade de efetivo da rua para está aqui na sala de aula na Aesp, por exemplo. E na modalidade EaD o servidor tem como adequar esses horários, ele está na sua escala de serviço e no contra turno ele se programa para conseguir fazer as atividades avaliativas de casa, com todo o suporte do coordenador do curso, do tutor da disciplina e da própria Cedis”, declarou Alana.

Parceria Aesp/Segen
A Célula de Ensino a Distância da Aesp também atua como ponto de contato da Rede EaD da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), que atualmente dispõe de mais de 50 cursos de ensino a distância gratuitos voltados para a área de Segurança Pública. Estes cursos, que antes aconteciam em ciclos, agora são realizados no modelo autoinstrucional e servidores da Segurança Pública de todo o país podem se inscrever.