Alunos do Curso de Policiamento Montado realizam instrução de CDC a cavalo

19 de novembro de 2020 - 14:41 # # # # # # #

 

Os alunos do Curso de Policiamento Montado (CPMont), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participam esta semana de instruções práticas de controle de distúrbios civis a cavalo. O treinamento acontece na sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) da Polícia Militar do Ceará.

“Essa disciplina pretende qualificar o aluno para que ele possa atuar em diversas situações de distúrbios sociais, desde situações como manifestações, quebra da ordem pública, situações de grandes eventos e principalmente praças desportivas, onde a gente costuma atuar com a carga máxima”, explicou o tenente PM Ítalo Germano da Costa, instrutor do curso.

De acordo com o oficial, essa atividade estreita a relação homem-animal e ajuda os cavalos a se familiarizarem uns com os outros. “Trabalhamos as formações em coluna por 1, por 2 e por 3, nas diversas andaduras e isso faz com que o cavalo comece a se acostumar com o cavalo do lado, se ambientar e não venha estranhar o outro e ficar mais próximos e engajados um do outro animal. Isso vai facilitar nas manobras e evoluções, facilitando no restabelecimento da ordem pública em determinado local”, finaliza Germano.

Esta é a quinta semana de instrução do curso, que tem uma carga-horária de 370 horas/ aula e tem o objetivo de habilitar os policiais para compor o efetivo do Regimento de Polícia Montada, unidade da PMCE responsável pela realização do policiamento a cavalo no patrulhamento ostensivo ordinário, em grandes eventos e em operações de choque montado.

A capacitação contempla ainda em sua matriz curricular aulas teóricas e práticas de técnica de policiamento montado; instrução de equitação; ordem unida a cavalo; adestramento e iniciação do cavalo policial militar; higiene e profilaxia, tiro policial prático montado, dentre outras disciplinas importantes.

Para a aluna Marilene dos Santos Lima, que é soldado da PMCE, a relação de proximidade dos humanos e dos equinos é indispensável para quem irá atuar no policiamento ostensivo montado. Ela relata sua satisfação em participar do CPMON. “Para mim é uma realização está participando. É um curso ralado, difícil, mas são muitas trocas de experiências, tanto para os instrutores, alunos e o nobre amigo cavalo, que nos ensina todos os dias, e o cavalo têm muito a nos ensinar”, aponta a soldado.

Em 2019, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou 14 novos cavalarianos no Curso de Policiamento Montado (CPMont). A edição de 2020 tem previsão de término dia 15 de dezembro.

Sobre o RPMont
Atualmente o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará (RPMont/PMCE) conta com aproximadamente 180 policiais militares e 130 cavalos distribuídos no regimento de Fortaleza e no 3º pelotão do 2º esquadrão que é sediado no município do Crato. A unidade realiza o policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis, atuando principalmente, no apoio de eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito.