Novo diretor-geral da Aesp é empossado

21 de setembro de 2020 - 17:04 # # # # # # # # # #

O coronel PMCE Antônio Clairton Alves de Abreu foi empossado, nesta segunda-feira (21), como novo diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O ato de transmissão de cargo aconteceu no Pátio das Bandeiras da Aesp e teve a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e dos chefes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Perícia Forense do Estado do Ceará e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.

O oficial, que estava no Comando de Policiamento do Interior Sul – 4º Comando Regional da PMCE, já foi coordenador de Ensino e coordenador de Apoio Pedagógico da Academia e sucede o coronel PMCE Juarez Gomes Nunes Júnior, que estava à frente da Instituição de Ensino desde março de 2017.  O ex-diretor também esteve presente na solenidade e na ocasião, destacou as ações que foram desenvolvidas na Academia durantes os últimos anos.

Respeitando os protocolos de distanciamento social, o ato ocorreu de forma restrita, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Aesp. Em sua fala, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, agradeceu pelo trabalho realizado por Juarez Junior e saudou o novo diretor, Clairton Alves, ressaltando os pilares da segurança pública. “Nenhuma tecnologia sozinha produz o resultado, ela só vai ter sucesso se for colocada à disposição do policial bem selecionado, bem capacitado, bem formado e bem valorizado. Vocês terão que selecionar policiais bons profissionais de segurança pública, pessoas bem formadas, permanentemente capacitadas que ajam principalmente dentro dos princípios da hierarquia e disciplina e que ajam de maneira firme e dentro da lei”, destacou o secretário.

Após a leitura do ato de nomeação que foi publicado no DOE da última sexta-feira (18), o novo diretor falou suas expectativa para a nova missão. “Todos nós sabemos das atribuições constitucionais de cada instituição que a integra, todavia, para uma boa execução, precisam de uma boa formação profissional, sedimentada por continuada capacitação de seus integrantes, para que os objetivos de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio sejam atingidos com um nível maior de excelência”, ressaltou Clairton.

Retorno das aulas

As aulas presenciais do Curso de Formação de Oficiais e de formação continuada na Aesp estão suspensas desde março e serão retomadas de acordo com o decreto governamental. Atualmente estão em andamento na modalidade remota por meio da plataforma Cisco Webex Meeting o Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (CEAESP/2020); Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP/2020) e Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP/2019), cursos de pós-graduação latu senso.