Aesp adota aulas remotas para cursos de pós-graduação durante a pandemia

13 de julho de 2020 - 16:54 # # # # #

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em março deste ano, e medidas de isolamento social, como a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nas unidades de ensino, foram decretadas para conter o avanço da doença, as instituições de ensino no Brasil e no mundo, tiveram que realizar adaptações, de modo emergencial, em seu tradicional modelo pedagógico para garantir a continuidade das atividades letivas e os estudos dos alunos, sem causar prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.

Para se adaptar a este novo contexto, uma alternativa adotada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) foi o ensino remoto emergencial mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, desde junho os alunos dos cursos de pós-graduação latu senso já participam de aulas de forma remota, por meio da plataforma Cisco Webex Meeting. Ele explica que após pesquisar diversas plataformas digitais juntamente com os setores competentes da Aesp – Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), Célula de Educação a Distância (Cedis), Coordenadoria de Ensino e Instrução (Coeni) e a Célula de Pós-graduação (Cepos), alinhada à Direção Geral, foram traçadas diretivas para a adoção experimental do ensino remoto, por meio desta plataforma, nas três pós-graduações lato sensu que estavam em andamento na Academia, que são o Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (CEAESP/2020); Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP/2020) e Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP/2019).

“A princípio este método só será aplicado nos cursos de especialização, inclusive com o aval do Conselho Estadual de Ensino. Dessa forma nós contribuímos com a prevenção do novo coronavírus, e proporcionamos a capacitação do profissionais de segurança pública do Estado com qualidade e eficiência, pois a apesar da interação entre alunos e professores ser feita através de um ambiente digital, o ensino é aplicado como se fosse de forma regular, numa sala de aula virtual”, destacou Juarez Júnior.

De acordo com as diretrizes contidas no Plano de Ação Educacional destes cursos, as aulas remotas cumprem a mesma carga horária que estava prevista no modo presencial, e os horários de entrada e saída do ambiente de ensino remoto são registrados no sistema e acompanhados pela equipe da Célula de Pós-graduação (Cepos).

Para a orientadora da Cepos, Cylviane Freire, este é um momento de importante revolução e adaptação para a educação, mas que já percebe uma boa adaptação por parte dos docentes e discentes. “São muitos os desafios que despontam ante esse modelo de ensino remoto emergencial, mas o feedback dos envolvidos nas ações educacionais dos cursos de especialização da Aesp, está sendo bastante positivo. Ressalte-se que a Cepos está realizando um levantamento dos resultados dessas primeiras semanas, e, a partir do mapeamento das dificuldades relatadas pelos discentes e docentes, viabilizará, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, em conjunto com o grupo de estudos formado por discentes e docentes das especializações e pesquisadores integrantes da Cepos, um workshop sobre ferramentas digitais”, declarou a delegada Cylviane.

Aulas Presenciais

As aulas presenciais na Aesp estão suspensas desde março e ainda não há uma data prevista para o retorno.