SSPDS e vinculadas reforçam higienização de viaturas para evitar contaminação pelo novo coronavírus

2 de abril de 2020 - 09:33 #

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e suas vinculadas seguem adotando medidas de segurança voltadas aos seus servidores para evitar a contaminação pelo Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Conforme já divulgado pela pasta, parte dos equipamentos utilizados pelos profissionais vem sendo submetida à higienização. Além disso, a pasta e as instituições têm distribuído itens de proteção individual e também álcool 70% aos homens e mulheres que atuam na segurança dos cearenses.

É o caso da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que no mês de março, adquiriu quase 10 mil máscaras e mais de 220 litros de álcool 70%. Todo o material já foi distribuído para os batalhões situados na Grande Fortaleza e também no Interior do Estado. A parte de higienização das viaturas é feita tanto pela empresa responsável pela locação dos veículos quanto pelos próprios militares, que receberam insumos para o procedimento manual. Ou seja, eles utilizam a solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) e água, acondicionados em um borrifador, e papéis toalhas.

Os mesmos cuidados foram realizados pela SSPDS logo nos primeiros dias de quarentena no Estado, quando equipes iniciaram um trabalho de higienização de 34 bases fixas do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) e de viaturas da PMCE. Durante as ações, álcool em gel e máscaras foram entregues aos policiais militares. As ações serão contínuas até que a disseminação do patógeno seja controlada.

“Uma das nossas preocupações como gestores é tentar diminuir ao máximo o risco de contaminação dos profissionais pelo novo coronavírus. Estamos trabalhando com a utilização de produtos eficientes, reforçando a higienização de equipamentos e disponibilizando materiais de limpeza para que os nossos agentes sigam atuando diuturnamente na segurança da população”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.

Cuidado reforçado

As viaturas utilizadas pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) são higienizadas também por substâncias disponibilizadas aos servidores, como a mistura da solução de hipoclorito de sódio e água, que funciona de forma eficaz na limpeza de superfícies que possam estar contaminadas com o coronavírus. Além disso, a Pefoce distribuiu aos seus servidores 4.300 unidades de máscaras descartáveis, mais de 100 litros de álcool em gel, 92 litros de álcool 70%, além de sabonete líquido antisséptico.

Por se tratar de uma instituição técnico-científico responsável por analisar resíduos, vestígios e insumos para produção da prova técnica, os laboratórios e os servidores da Pefoce já mantém uma rotina de cuidados com ambientes esterilizados e utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O cuidado rotineiro com laboratórios e atividades periciais, agora, foi reforçado para que os servidores e o público estejam protegidos de contrair o Covid-19.

Tanto a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) quanto o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) têm mantido seus cuidados, como a limpeza dos equipamentos por parte dos profissionais, como também a disponibilização de alguns itens de segurança, como máscaras e álcool em gel. Ambas as instituições também estão com o processo de aquisição desse tipo de material em andamento, o que contemplará profissionais que atuam em todo o Estado.

Na manhã desta quarta-feira (1ª), o Corpo de Bombeiros enviou bombas costais (pulverizadores) para todas as unidades da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. O equipamento servirá para borrifar a solução de água sanitária e água nos veículos utilizados pela corporação.

Aliada a isso, estão as ações de algumas empresas voltadas à limpeza veicular, que tem auxiliado nas medidas de segurança e higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A iniciativa, sem custos para o Estado, visa à desinfecção e esterilização interna de algumas das viaturas do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros, e também de veículos da Polícia Civil, que atuam na Grande Fortaleza.