Bombeiros participam de Curso de Salvamento Veicular Leve

16 de março de 2020 - 14:30 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) realiza, no período de 16 a 31 de março de 2020, o Curso de Salvamento Veicular Leve para bombeiros militares. A capacitação tem uma carga-horária de 100 horas/aula, e conta com a participação de 30 profissionais das Companhias do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (Maracanaú, Horizonte, Icaraí e Pecém), do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e do Batalhão de Socorros de Urgência (BSU). Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

As aulas ocorrem no Quartel de Bombeiros Militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) com aulas teóricas e práticas sobre os diferentes aspectos do protocolo de salvamento veicular leve. O curso será Coordenado pelo TC Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª Cia/2º BBM com apoio do TC Eduardo Gonçalves Lima, da COMALP. Os instrutores da 1ª CIA/2º BBM, do BSU r do BBS compõe o corpo docente.

Os cuidados com a segurança dos bombeiros-militares por meio do gerenciamento de riscos presentes na cena do acidente, a estabilização dos veículos com os novos equipamentos e aparelhos, o acesso seguro dos socorristas ao interior do veículo para abordagem inicial do acidentado, as diferentes técnicas de abertura para retirada da vítima serão treinadas intensivamente ao longo dos dias de treinamento.

Os alunos também participam da aula sobre a dinâmica dos acidentes automobilísticos e os princípios que regem a diretriz operacional referente ao assunto, bem como, sobre a organização da cena do evento para o desenvolvimento da resposta adequada.