Alunos do CFO PM participam de instruções de combate a incêndio no Quartel do CBM (4ª Cia/1º BBM)

10 de março de 2020 - 17:15 # # # # #

 

 

Cerca de 130 alunos do Curso de Formação Profissional para ingresso no cargo de primeiro-tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM) participaram, na tarde da última sexta-feira (06), de instrução prática no Quartel do José Walter (4ª Cia/1º BBM).

Segundo o instrutor, tenente BM Tiago Dias, a atividade faz parte da disciplina de Noções de Combate a Incêndio, que tem 36 horas/ aula. Ele explica que, desde janeiro os alunos dos grupos 7, 8, 9 e 10 participam de aulas teóricas na Academia, e agora é a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam e conhecer mais de perto o trabalho executado pelos bombeiros.

“Durante esse tempo muitas das aulas foram teóricas, onde eles aprenderam a teoria da combustão, o fenômeno do fogo, sobre as formas de extinção e nessa tarde no nosso quartel do José Walter, a gente pode demonstrar um pouco de prática de tudo que a gente viu na teoria. Dividimos os grupos em oficinas de combate a incêndio com fogo real, utilizando aparelhos extintores, e também tivemos uma oficina com a utilização de mangueiras e o combate com água a fogo real. Tivemos a utilização do ABT, onde houve a demonstração de todos os equipamentos que a gente utiliza no incêndio urbano”, explicou Tiago.

O instrutor também destacou a importância deste momento de integração e intercâmbio de conhecimentos para a atuação dos futuros oficiais da PM. “Eles podem utilizar o conhecimento teórico que eles tiveram aqui, para poder combater a princípios de incêndios, usando os equipamentos que possam ter no local, como o aparelho de extintor, o qual nossa legislação prevê que todo estabelecimento comercial precisa ter… e por mais que o policial militar não tenha como foco principal o combate a incêndio, mas ele deve, como agente de segurança pública, em uma situação de emergência, de sinistro, saber a quem procurar…”, ressaltou o oficial.