Aesp firma compromisso com o programa Coleta Seletiva Solidária

6 de março de 2020 - 15:25 # # #

 


Na manhã desta sexta-feira (06), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) assinou o termo de compromisso para adesão à coleta e destinação de resíduos recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A solenidade ocorreu no auditório da Instituição de Ensino e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Raio de Sol, Cícero Gladiano Nascimento de Sousa.

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo decreto nº 32.981 de 2019 e visa a implantação da coleta seletiva nos órgãos da administração pública estadual, criando assim, processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados ou cooperados.

Durante o evento, o titular da Sema, Artur Bruno destacou a importância do programa para a criação de uma nova consciência ambiental. “O mais importante é a educação ambiental. Nós precisamos mudar a nossa cultura, o nosso comportamento, ou seja, nós precisamos repensar o nosso consumo. É preciso que a gente recicle aquilo que a gente já tem, aquilo que a gente chama de lixo, mas na verdade não é lixo. Muito do que a gente chama de lixo é material reciclável e gera emprego e renda para os catadores”, destacou Artur Bruno.

Com a adesão ao programa, a partir de agora, os resíduos sólidos recicláveis produzidos pela Academia serão doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Raio de Sol, que é uma das entidades habilitadas pela Secretaria do Meio Ambiente para realizar a Coleta Seletiva Solidária.

“A partir de agora vamos caminhar juntos nesta construção, e na perspectiva de fazer um bom trabalho que é coletar esses materiais recicláveis… Temos a plena consciência de que esse material vai entrar numa cadeia produtiva da reciclagem, vai ser industrializado e vai fazer funcionar o meio da logística reversa”, explicou o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Raio de Sol, Cícero Gladiano Nascimento de Sousa.

Para o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, a iniciativa do governo estadual traz mais visibilidade às questões ambientais e serve de exemplo para servidores e instituições. “Eu fico muito feliz em ver que a preservação do meio ambiente, que é uma preocupação da sociedade como um todo, está sendo institucionalizada dentro do governo. A gente precisa cuidar do nosso ambiente, da nossa cidade, do nosso bairro, do nosso local de trabalho. A nossa equipe de zeladoria já fazia um bom trabalho na Aesp, e agora com a ajuda da Sema e da Associação vamos poder descartar esses resíduos de uma forma mais adequada, e contribuir ainda mais com o meio ambiente”, declarou Juarez Júnior.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) é o décimo primeiro órgão da administração pública estadual a assinar o termo de compromisso para a coleta seletiva solidária. O programa já foi aderido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS; Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh; Superintendência de Obras Hidraúlicas – Sohidra; Secretaria de Esporte e Juventude – Sejuv; Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri; Escola Gastronomia Social Ivens Dias Branco e a Vice – Governadoria do Estado, além da própria Sema.