Policiais do Cotam concluem Curso Avançado de Abordagem Policial

4 de dezembro de 2019 - 17:28 # # #

 

Noventa e quatro policiais militares concluíram, na manhã desta quarta-feira (04), o Curso Avançado de Abordagem Policial, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Segundo o Plano de Ação Educacional, o treinamento, de 60 horas/ aula, ocorreu ao longo do mês de novembro e teve o objetivo de promover o aprimoramento técnico-profissional dos oficiais e praças do 1º Batalhão do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (Cotam).

Com aulas teóricas e práticas, em diversos ambientes, os alunos tiveram a oportunidade de atualizar os conhecimentos e as práticas policiais, acompanhando instruções de teoria de abordagem a edificações; instrução tática individual; defesa pessoal; atendimento pré-hospitalar; prática de abordagem a edificações com uso de equipamentos de arrombamento e tiro policial aplicado a edificações.

“O nosso maior objetivo foi trabalhar o conhecimento do policial no tocante a abordagem, principalmente na abordagem a edificações, que é uma situação que nós passamos todos os dias. O nosso efetivo já tinha conhecimento de muitas técnicas, mas as técnicas policiais são renovadas, reavaliadas e todo esse novo conhecimento foi repassado para eles”, explicou o comandante do 1º BPChoque/Cotam, major PM Eduardo Barreto, que atuou junto a coordenação do curso.

Durante a solenidade de formatura, o coronel-comandante geral da PMCE, Alexandre Ávila de Vasconcelos, destacou a importância da capacitação continuada para as unidades especializadas. “É fundamental que essas tropas especiais estejam se reciclando, retroalimentando o conhecimento delas com a análise de ocorrências que ocorrem não só em nosso Estado, mas em outros estados, outros países para no caso de se depararem, eventualmente, com situações parecidas, estejam preparados para atuar nas ocorrências mais complexas”, pontuou o oficial.