Aesp forma mais duas turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública

3 de dezembro de 2019 - 17:09 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta terça-feira (02), mais duas turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública. 60 profissionais concluíram a capacitação, incluindo servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); policiais civis e militares; bombeiros militares, peritos criminais, servidores da Aesp, agentes penitenciários e profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Além de militares da Capitania dos Portos do Ceará (Marinha do Brasil) e profissionais do Complexo Industrial e Portuário do Pécem.

O treinamento, de 36 horas/ aula, aconteceu nos meses de agosto e novembro, e repassou aos agentes conhecimentos básicos para a operação de drones de forma segura, eficaz e respeitando a legislação vigente. Entre os temas do curso estava segurança de voo; operação de RPAS (sigla de remotely piloted aircraft systems); legislação aplicada ao uso de drone e introdução a fotografia aérea e filmagem com drone.

Durante a solenidade de formatura, ocorrida na manhã de hoje, no auditório da Aesp, a coordenadora integrada de planejamento operacional da SSPDS, delegada da Polícia Civil Adriana Silveira de Arruda, que também coordenou o curso, destacou os investimentos feitos pela SSPDS na área da tecnologia e ressaltou a importância da capacitação dos agentes para o uso de novas ferramentas.

“Nosso Estado têm sido convidado por vários outros justamente para apresentar o que se tem feito, o que se tem desenvolvido, algumas tecnologias, inclusive, desenvolvidas aqui mesmo por profissionais contratados pela Secretaria e algumas parcerias… Isso tudo é fruto de uma gestão e de uma mentalidade ultra moderna e avançada, de quem realmente tem interesse em resolver as coisas… Quanto mais profissionais capacitados, mais possibilidades e mais recursos nós temos para a diminuição desses índices de criminalidade”, pontuou Adriana.

Desde 2018, os drones são empregados em diversas operações de segurança pública, como em ações de policiamento ostensivo; de inteligência; investigações; combate a incêndio; perícia em local de crime e de salvamento, a exemplo do ocorrido no desabamento do edifício Andrea.

A primeira turma do Curso de Operador de Drone, promovido pela Aesp, aconteceu em 2018, e qualificou 34 agentes de segurança.