Aesp promove curso voltado para servidores que atuam na Ciops

20 de novembro de 2019 - 17:34 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) promove, até a próxima quinta-feira (21), o curso de Operador de Telemática voltado para servidores que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A formação iniciou, nessa segunda-feira (18). Ao todo, 30 integrantes das vinculadas da SSPDS participam da capacitação.

O curso, que ocorre sob a coordenação do major BM Carlos Eduardo Lima dos Anjos, que é lotado na Ciops, é voltado aos agentes públicos das vinculadas da SSPDS que prestam serviço no Núcleo de Despacho da Ciops. De acordo com o major, o objetivo do curso é dar suporte técnico às diversas ferramentas que o operador têm à disposição durante o atendimento das ocorrências. “Além de orientar como a informação recebida deverá ser tratada e repassada para toda equipe que atende as ocorrências, o curso mostra também a forma real da ocorrência, bem como as autoridades envolvidas no processo. Tudo feito de forma ética e responsável”, ressalta o oficial.

Segundo o analista da Ciops, Assis Barbosa, que ministra um módulo de legislação da coordenadoria durante as aulas, além de promover mais conhecimento aos servidores, a capacitação, de 28 horas/aula, visa também ensinar um gerenciamento mais seguro das ocorrências que chegam até a coordenadoria.

Ele enfatiza que “o objetivo da capacitação é dotar os despachantes de informações para que consigam ter mais segurança nas tomadas de decisões frente ao gerenciamento das ocorrências que são criadas através do 190. Os módulos estudados têm viés prático voltados para as atividades desenvolvidas na coordenadoria”, completa.