Aesp promove Curso de Policiamento Ambiental para agentes de segurança pública do Ceará

31 de outubro de 2019 - 15:23 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta quinta-feira (31), mais uma turma do Curso de Policiamento Ambiental (CPA). O treinamento, que acontece até o próximo dia 30, conta com a participação de 35 policiais militares e dois bombeiros militares.

Para habilitar os policiais para ingressar no Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará, o curso tem uma carga horária de 206 horas/aula, com instruções de legislação ambiental; poluição sonora; direção operacional off-road; noções de policiamento náutico; saúde pública dos animais; patrulhamento urbano; armamento e munição e tiro policial; noções de controle de distúrbios; patrulhamento rural; além de aulas práticas de fauna, flora e orientação geográfica.

“São diversas disciplinas, todas voltadas para a questão da preservação, proteção e fiscalização da nossa fauna e flora, então nós vamos habilitar homens e mulheres para que a gente possa dar uma maior qualidade na fiscalização dos crimes ambientais, que é nossa missão”, destacou o comandante do BPMA, tenente-coronel PM Ricardo Colares, durante a solenidade de abertura do curso, ocorrida na sede da Aesp, nesta manhã.

Segundo a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Coelho Marques Figueiredo, esta já é a quinta edição do Curso de Policiamento Ambiental (CPA) promovido pela Academia, desde 2016, cerca de 150 profissionais já concluíram esta capacitação.

Para ela, isso demonstra a importância dada ao tema, pela Aesp e PMCE. “Em um momento tão peculiar, em que já passamos por tantos desastres ambientais este ano, o Ceará vem se destacando positivamente e é exatamente por isso, por capacitar seus profissionais para realizar um bom trabalho. Hoje nós temos uma nova consciência sobre esta temática, também já temos a primeira Delegacia de Crimes Ambientais aqui no Estado, então a gente faz parte dessa transformação, e precisamos nos especializar e estar preparados para atender estas demandas”, pontuou Ivana.

Sobre o BPMA

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) é a unidade da Polícia Militar do Ceará responsável pelo cumprimento das demandas relacionadas ao atendimento de ocorrências e fiscalização ambiental em ações individuais ou em parceria com os órgãos ambientais, como a Secretaria Municipal e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), entre outros. Atualmente, o BPMA conta com um efetivo de 288 policiais militares.