Servidores da Aesp celebram Outubro Rosa

25 de outubro de 2019 - 17:56

 

Em celebração ao Movimento Outubro Rosa, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), promoveu, nesta sexta-feira (25), uma ação de sensibilização e conscientização para a prevenção, detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama para os servidores da Academia.

O bate-papo foi comandado pelo Médico cirurgião plástico, Érico Brasil, e pela fisioterapeuta Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro, que explicaram o que a doença, as formas de prevenção, tratamento e alertaram sobre a importância das mulheres realizarem a autopalpação e observação das mamas regularmente. Além de esclarecer dúvidas e mitos sobre a temática.

“O câncer de mama é o segundo câncer mais comum nas mulheres. No Brasil, é esperado que tenha 60 mil novos casos de câncer de mama, só no Ceará é em torno de 2.200 casos novos neste ano, e se a gente diagnosticar na forma inicial, a gente consegue tratar com uma excelente taxa de cura”, explicou Érico Brasil.

O evento também contou com a participação dos profissionais e bolsistas da extensão da Escola de Saúde Pública (ESP) e de componentes do Programa de Assistência Mulher Mastectomizada – PROAMMA.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil.  A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Um dos sintomas mais comuns do câncer de mama é o aparecimento de nódulos no seio, que muitas vezes é indolor, duro e irregular, mas também existem tumores arredondados e macios. Por isso, é fundamental procurar um médico, ao primeiro sinal de mudança.

Fonte: Inca/ICC