Profissionais da Pefoce participam de Seminário sobre Violência contra a Mulher na Aesp

30 de setembro de 2019 - 16:16 # # #

 

A atividade integra a matriz curricular do curso de aperfeiçoamento da Pefoce.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta segunda-feira (30), Seminário sobre Violência contra a Mulher para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

A atividade integra o seminário de encerramento do curso, e foi ministrada pela delegada Danielle Mendonça, que é titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e tratou sobre a importância da prova pericial para o inquérito policial, bem como, da atuação da perícia em crimes desta natureza.

“Muitas vezes a violência contra a mulher é minimizada pela sociedade e nós temos dificuldade de encontrar provas testemunhais para fortalecimento do inquérito, então, a perícia ela é extremamente importante para que se colha a materialidade do crime para que a gente realmente consiga a responsabilização do agressor e para que não haja impunidade nesses casos”, explicou a delegada Danielle.

O aluno Erivaldo Bezerra, que é papiloscopista da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce, lotado no Vapt Vupt Messejana, avaliou positivamente a capacitação. “Foi uma experiência bastante positiva, e o seminário de hoje foi uma abordagem importante, porque este é um tema bem atual e profundamente relevante para o momento”, pontuou o aluno.

Cerca de 130 profissionais participaram do evento, incluindo médicos peritos legistas, peritos criminais, peritos legistas e auxiliares de perícia.

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento tem o objetivo de atualizar e ampliar os conhecimentos técnico-operacionais dos servidores da Pefoce, visando o aprimoramento de suas atribuições e preparando-os para a ascensão profissional. A capacitação, de 138 horas/aula, iniciou no último dia 01 e inclui atividades presenciais e a distância pela plataforma Moodle. A conclusão do curso é um dos requisitos exigidos para a efetiva promoção dos profissionais.