Curso capacita policiais civis para identificar veículos adulterados

19 de setembro de 2019 - 17:47 # # #

Policiais civis participaram, na manhã desta quinta-feira (19), de treinamento prático de vistoria veicular na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), no bairro Maraponga. A atividade faz parte do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, e visa ampliar os conhecimentos dos inspetores, escrivães e delegados para atuar na verificação e detecção de fraudes em veículos.

Durante o exercício, ministrado pelo inspetor José Maia, que trabalha na DRFVC e é professor da Aesp, os alunos aprendem a identificar veículos furtados ou roubados que sofreram algum tipo de adulteração. “O nosso intuito com esse curso é difundir o conhecimento para tornar cada vez mais eficiente essa identificação. Desde o começo a parte prática aqui é tirar o decalque de número de chassi e de motor, observação dos demais sinais identificadores como etiquetas, numeração dos vidros, dentre outros e conferindo tudo com o documento do veículo. A gente está fazendo aqui na prática a atividade fim da vistoria da Delegacia de Roubos e Furtos e Veículos”, declarou Maia.

O professor explica que além das instruções práticas, o curso, que tem 72 horas/aula, também conta com aulas teóricas sobre o procedimento para inclusão e exclusão de queixa roubo e/ou furto no sistema gravame, e destaca a importância da capacitação para reforçar as vistorias da DRFVC, bem como, as ações de abordagem realizadas pelas equipes da Polícia Civil durante as operações. “O curso vai propiciar a recuperação e devolução de veículos que foram adulterados e a gente consegue identificar aqui, passa para perícia através de instauração de inquérito e depois é restituído ao proprietário de fato e de direito”, pontuou inspetor José Maia.

Esta é a primeira edição desse curso promovido pela Aesp e tem previsão de término no próximo dia 26.