Policiais são capacitados para atuar no combate e prevenção ao uso de drogas

10 de setembro de 2019 - 13:15 # # # #

Vinte e quatro policiais civis e seis policiais militares participam até o próximo dia 20, da primeira turma do Curso de Prevenção e Uso Indevido de Drogas, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará.

A aula inaugural do curso aconteceu, nessa segunda-feira (09), na sede da Instituição de Ensino e foi marcada pela palestra “Noções de conhecimento científico sobre drogas e a sua importância para a prevenção”, ministrada pelo Diretor da Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil do Ceará (Dipre), inspetor Silvio Maia.

Segundo Silvio Maia, o objetivo do curso é capacitar policiais para atuar de forma eficaz e eficiente na prevenção, redução de danos e cuidado aos problemas relacionados ao uso de drogas. Além de formar agentes multiplicadores para tratar da temática, discutindo formas de prevenção e estratégias junto à sociedade, principalmente para o público jovem.

“Nós vamos ter aqui um curso de duas semanas onde nós falaremos sobre os conhecimentos científicos sobre a droga, sobre dependência química, a parte científica, a parte social, a parte jurídica e a parte filosófica. Então, o objetivo é a gente alargar esta temática, para que a gente possa desde já, começar com esta força tarefa em trazer saúde para nossa população e para os nossos jovens, visto que, a dependência química é uma doença incurável segundo a Organização Mundial de Saúde”, explicou o policial civil Silvio Maia.

A capacitação tem uma carga-horária de 40 horas/ aula e conta com disciplinas de noções de conhecimento científico sobre drogas; síndrome da dependência alcoólica; prevenção como ação interventiva; bullying – violência entre pares; planejamento e elaboração das ações preventivas; entre outras disciplinas.