Policiais participam de Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

5 de setembro de 2019 - 17:24 # # # # #

A capacitação é promovida através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e a Casa Militar do Governo.

Iniciou nesta quinta-feira (05) mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (Nível Operacional) voltada para policiais civis e militares. A capacitação é promovida através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e a Casa Militar do Governo, com o objetivo de capacitar os agentes públicos para atuar de forma eficaz e eficiente na área de segurança de dignitários.

A aula inaugural aconteceu na sede da Aesp e foi marcada pela palestra “Segurança de dignitários: fatores relevantes, atentados e o sistema organizacional nacional”, ministrada pelo comandante da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda da Casa Militar, major PMCE Roberto Alysson de Vasconcelos Uchoa.

Presente na solenidade, o Chefe da Casa Militar, coronel PM Jesus Andrade Mendonça destacou a importância da capacitação para promover a integração, aperfeiçoamento institucional e a qualificação profissional. “Quando nós assumimos a chefia da Casa Militar, no início desse ano, uma das nossas preocupações foi justamente a capacitação dos profissionais que compõem a segurança pública como um todo. Porque acreditamos que através da capacitação, nós podemos ter um trabalho de excelência no resultado final”, pontuou o oficial.

O treinamento será coordenado pela major PM Michelliny Vasconcelos e contará com instrutores especialistas em temas como planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignatários; noções de bombas e explosivos; socorro e urgência; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; noções de controle de distúrbios civis e simulação de segurança à dignitário, entre outras disciplinas.

De acordo com o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, desde o ano passado mais de 100 agentes de segurança pública foram capacitados no Curso de Segurança de Autoridades Governamentais, tanto no nível gerencial quanto no operacional.

“Nós precisamos tornar cada vez mais técnicas as atividades de polícia ostensiva, de polícia preventiva e só através do conhecimento, da agregação de novos conceitos, de novas tecnologias, a gente consegue fazer frente às modalidades criminosas que encontramos no dia a dia da sociedade. Esse curso proporciona a estes profissionais as melhores condições, as melhores técnicas para exercer essa atividade tão importante e que promove a tranquilidade das autoridades constituídas para desempenhar a sua função”, declarou Juarez Júnior.

Ao todo, 30 profissionais participam desta capacitação, incluindo 28 policiais militares e dois policiais civis. O curso tem uma carga horária de 190 horas/ aulas e previsão de término em 30 de setembro de 2019.