Iniciada mais uma turma do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar)
30 de agosto de 2019 - 17:38 #aesp #capacitação #cotar #polícia militar #sertão
A capacitação é promovida pela Aesp e tem duração de aproximadamente 45 dias.
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou, nesta sexta-feira (30), mais uma turma do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) – treinamento que habilita profissionais para o ingresso no efetivo do Cotar do 4º BPChoque – Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) – Unidade subordinada ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará.
A aula inaugural foi marcada por palestra do Presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF); Dr. Ricardo Valente Filho e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; do comandante do 2º BPChoque, tenente-coronel PM Luiz Martins Monte Pereira e do coordenador do curso, major PM Cleber Ferreira de Mesquita.
Oitenta e nove homens participam desta edição, sendo 83 policiais militares do estado do Ceará; três PMs do Piauí; um policial militar do Maranhão e dois agentes Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP). Para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu exames médicos e teste de aptidão física com provas de corrida, abdominal, flexão na barra, natação, flutuação e salto.
O treinamento, que tem uma carga-horária de 306 horas/aula e duração de aproximadamente 45 dias, tem previsão de término no dia 16 de outubro.