Bombeiros militares concluem qualificação promovida pela Aesp

30 de agosto de 2019 - 17:49 # # # # #

Os cursos ocorreram no mês de agosto e tiveram como foco a Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e o Atendimento Pré-hospitalar.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta sexta-feira (30), mais dois cursos voltados para a qualificação do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

A solenidade de formatura dos cursos aconteceu na sede da Instituição de Ensino e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Academia, Ivana Marques e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Anderson Viana, além dos coordenadores, instrutores, familiares e formandos.

Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CBCIF)

A primeira edição do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CBCIF), ocorreu entre os dias 16 e 30 de agosto e teve o objetivo de formar pessoal qualificado para exercer as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais em quaisquer biomas presentes no Ceará, ampliando a efetividade dos processos de extinção e a qualidade dos procedimentos.
O treinamento, de 100 horas/ aulas, ocorreu em locais como Maracanaú, na Serra de Maranguape, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e no Penedo. Além das Técnicas de Combate a Incêndio Florestal, os alunos também aprenderam sobre Marchas e Estacionamentos, Fardos, Equipamentos e Materiais, Orientação e Resgate, Legislação e Crimes Ambientais e Teoria Geral dos Incêndios Florestais.

“Os incêndios florestais apresentam especificidades que exigem uma postura operacional diferenciada das guarnições de combate a incêndios. Por isso esta iniciativa do Comando da Corporação é vital para o sucesso das operações de extinção dos incêndios que eclodem em todas as paisagens do Estado”, destacou coordenador do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, que também é comandante da 1ªCia/2ºBBM.

Doze bombeiros militares integrantes dos quartéis de Canindé (6ªCia/3ºBBM), Caucaia (3ªCia/2ºBBM), Horizonte (2ªCia/2ºBBM), Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM), Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) e São Gonçalo do Amarante/Pecém (4ªCia/2ºBBM), concluíram a primeira edição do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CBCIF).

Curso Básico de Atendimento Pré-hospitalar

Já o Curso Básico de Atendimento Pré-hospitalar aconteceu entre o dias 14 e 30 de agosto e contou com a participação de 11 bombeiros militares, 9 policiais militares e 4 militares do exército brasileiro.

O treinamento, de 100 horas/ aula, visou recapacitar e nivelar o profissional de segurança pública e defesa civil no serviço de atendimento pré-hospitalar, bem como no conhecimento sobre procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida, além de imobilização, rolamento e remoção da vítima em casos extremos, como resgate de vitimas presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

Esta é a segunda turma do curso de APH promovido este ano Aesp. Em junho, outros 25 militares concluíram esta capacitação.