SSPDS marca presença na XIII Bienal do Livro com obras de servidores do sistema de segurança

19 de agosto de 2019 - 10:34 # # #

 

Leitores e aficionados por livros se preparam para participar de mais uma edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Este ano, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vai marcar presença com um estande dedicado a obras de autores, que são servidores das forças de segurança pública do Estado e estão escalados para os dez dias de feira. A 13ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará abre as portas, em solenidade especial, nesta sexta-feira (16), com a presença do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, no Centro de Eventos do Ceará. A Bienal inclui lançamentos de obras, conversas com autores e vasta programação diversificada, que segue até o dia 25 de agosto, sempre das 10 às 22 horas.

Diversos editores, livreiros, distribuidores e autores independentes irão ocupar os mais de 150 estandes e espaços de leitura do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará. Pela primeira vez, o Sistema de Segurança Pública do Ceará vai ganhar uma espaço exclusivo com produções literárias escritas por servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As obras se dividem em temas da área de segurança pública, direitos humanos, justiça e até literatura infantil.

Autora de dois volumes da obra infantil “Floresta Encantada”, a delegada de Polícia Civil, Sâmella Saraiva, fala sobre a paixão pelos livros e conta porquê escolheu escrever histórias para crianças. “Comecei a exalar minha inspiração poética quando ainda era criança. Ganhava concursos de redação na escola e me interessava consideravelmente quando o assunto era a escrita, seja qual fosse o gênero. Aos 16 anos, tive a oportunidade de estrear profissionalmente como escritora e trabalhar o meu primeiro acervo poético. Foi nessa época quando recebi convite para lançar o livro intitulado “Segredos do Infinito”. Publiquei o segundo livro, “Vitrine de Sonhos”, dois anos após o primeiro. Logo percebi que estava adstrita ao público adulto, pensei em me voltar ao infantil, pelo qual tenho grande carisma, e aí, sim, me encontrei! Foi entusiástico inclusive pelo fato de poder apresentar a poesia ao mundo infantil e infantojuvenil, o que fiz através do título “Animais em Extinção”, conta a servidora da Polícia Civil.

Com a obra “Floresta Encantada”, a delegada e escritora vai levar a nova edição do primeiro volume, desta vez em versão bilíngue português-inglês e português-castellano. Além disso, Sâmella, vai lançar o segundo volume da obra durante a Bienal. “Ceará é a terra que tem me acolhido na contemporaneidade e me conservado o veio artístico apesar da minha árdua missão como delegada de Polícia”, confessa a profissional, que é natural do estado de Goiás.

Outro destaque no estande da Segurança vai ser a obra “Orquestra Filarmônica do Ceará: uma vida, um destino, 21 anos de história”. Uma parceria iniciada em março de 2018, com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Orquestra reúne crianças carentes da Comunidade Novo Perimetral, mais conhecida como Gereba, para aulas com músicos em um projeto social, de forma gratuita. O livro conta a história dos 21 anos da OFCE, completados em maio deste ano, e apresenta um pouco da história do projeto.

Lançamentos

Durante a programação da XIII Bienal do Internacional do Livro do Ceará, duas produções literárias com temática da segurança pública estarão no rol de lançamentos da feira. No dia 25 de agosto, no espaço “Cante Lá que Eu Canto Cá”, os autores irão bater um papo com os participantes e contar como as obras foram realizadas. Segue abaixo os títulos e os horários de cada apresentação.

Dia 25 de agosto, às 18h
Coleção Legislação Militar Estadual
Autor: Marco Aurélio Macedo de Melo (PMCE)
Local: Sala Cante Lá que Eu Canto Cá – Mezanino 2

Dia 25 de agosto, às 19h
Série Segurança Pública, Direito e Justiça Brasileira – Volumes 1, 2, 3, 4, 5 e 6
Diversos autores
Local: Sala Cante Lá que Eu Canto Cá – Mezanino 2

Obras disponibilizadas no estande do Sistema de Segurança Pública:

– Clemilton da Silva Melo (PCCE)
“A Praça dos Voluntários”
“O Palácio da Polícia Civil”
“Chefatura de Polícia do Ceará 1”
“Chefatura de Polícia do Ceará 2”
“Chefatura de Polícia do Ceará 3”
“História do Sinpoci”

– Carlos Rômulo Matos Barreto (PMCE)
“Manual de Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar”

– Demóstenes Carvalho Rolim Cartaxo (PCCE)
“O Delegado de Polícia como Membro das Carreiras Jurídicas”

– Elton Danana (PMCE)
“Enquanto Quaravam os Lençóis”

– Glaydson Lima Carvalho (SSPDS)
“Orquestra Filarmônica do Ceará”

– José Luciano Viana do Nascimento (CBMCE)
“Almanaque dos Concludentes do CHO CBM”
“Almanaque Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade de 2017 – Núcleo Quintino Cunha”
“Comandante Caminha – suas origens e relações com o CBMCE”
“História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará 1º Edição – 2014”
“História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará 2º Edição – 2015”

– Luís Carlos Paulino (PMCE)
“Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito”
“Crimes de Trânsito”

– Sâmella Saraiva de Freitas (PCCE)
“Floresta Encantada Vol. 1”
“Floresta Encantada Vol. 2”

– Sângelo André Ribeiro Abreu (Pefoce)
“Corpus Delicti – Medicina Legal no Ceará”

Lançada em maio deste ano, a primeira edição da revista Segurança em Foco é uma iniciativa inédita no País entre secretarias da segurança pública e reúne artigos de estudiosos e profissionais da forças de segurança do Estado, que abordam e aprofundam diversas temáticas relacionadas à segurança no Ceará. Exemplares da publicação estarão disponíveis no estante da Bienal. A revista é uma promoção da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Acesse a versão digital da pública no botão abaixo:

REVISTA CIENTÍFICA SEGURANÇA EM FOCO

Evento

Com o tema “As Cidades e os Livros”, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Todos os espaços do evento têm acesso gratuito e para todas as idades e gostos. Atrações literárias e artísticas, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, fazem da Bienal o maior evento literário do Ceará.

A programação completa dos dez dias de evento pode ser acessada neste endereço: https://bit.ly/2Kx6R2C.

Serviço

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: 16 a 25 de agosto de 2019
Horário: 10h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)