Aesp promove curso de capacitação para Músicos da Banda Major Xavier Torres da PMCE

1 de agosto de 2019 - 15:21 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta quinta-feira (01), Curso de Capacitação para Regentes de Bandas Militares voltado para os componentes da Banda de Música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Ceará.

A capacitação, que vai até o dia 19 de agosto, tem uma carga-horária de 50 horas/ aula e inclui disciplinas de fundamentos de regência para banda de música; prática de conjunto para banda de música, além de seminários e palestras.

O início do curso foi marcado pela palestra “A formação do Regente”, ministrada pelo professor Márcio Spartaco Nigri Landi, que é doutor pela Musical Arts in Orchestral Conducting da Universidade de Missouri-Kansas City e que é regente titular da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – Uece.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, cerca de 80 músicos da PMCE foram capacitados em 2018, no Curso de Habilitação para Músicos, e destaca a importância da Banda de Música Major Xavier Torres para a corporação. “Polícia não é só atividade de de policiamento ostensivo e preventivo; a Polícia trata com seres humanos, e o ser humano tem vários vieses de alcance, e a forma de alcance da banda é através da arte, da música e da emoção. A banda é fundamental para a humanização da corporação”, pontuou Juarez.

Banda de Música Major Xavier Torres

Criada em 28 de outubro de 1854, a Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará é a mais antiga em atividade no estado, e já participou dos eventos mais importantes da história do Ceará, como a inauguração do Theatro José de Alencar e da Praça do Ferreira, além de ter sido a primeira Banda de Música a executar oficialmente o Hino do Estado do Ceará em 1903.

Atualmente, a banda conta com 99 policiais músicos, que diariamente realizam apresentações em eventos oficiais, praças, pontos turísticos, terminais de ônibus e diversos outros locais públicos de grande movimentação, levando cultura e arte para o povo cearense.