Aesp forma mais uma turma do Curso de Policiamento Ambiental

31 de julho de 2019 - 17:33 # # #

Ao todo, 35 policiais concluíram a capacitação e estão aptos para atuar no Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta quarta-feira (31), mais uma turma do Curso de Policiamento Ambiental. 35 policiais concluíram a capacitação, e agora estão habilitados para integrar o efetivo do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), atuando em ações de fiscalização, prevenção e combate aos crimes ambientais.

O treinamento, que teve duração de 30 dias e uma carga horária de 228 horas/ aulas, contou com instruções de legislação ambiental; poluição sonora; direção operacional off-road; noções de policiamento náutico; saúde pública dos animais; patrulhamento urbano; armamento e munição e tiro policial; noções de controle de distúrbios e
patrulhamento rural, além de aulas práticas de fauna, flora e orientação geográfica.

Segundo a coordenadora do curso, tenente PM Luziane Freire, o curso abordou principalmente a legislação ambiental e as instruções práticas. “Esse curso é fundamental para quem vai trabalhar no BPMA, porque é um tema muito especializado, não lidamos somente com a captura e resgate de animais, mas também com a questão de poluição sonora, extração de minérios, e nós precisamos saber como agir… Saber da legislação e como empregá-la, porque a legislação ambiental ainda está evoluindo, ainda está sendo propagada, por isso, nós tivemos muitas horas aula, quase uma semana, trabalhando somente as questões da legislação”, explicou a oficial.

Durante a solenidade de encerramento do curso, ocorrida nesta manhã, na sede da Aesp, o diretor-geral da Instituição de Ensino, Juarez Gomes Nunes Junior, destacou a importância da capacitação. “Hoje nós estamos enfrentando um momento muito delicado no que diz respeito ao meio ambiente, e nós precisamos fazer o nosso papel, precisamos ser resistência com quem quer violar o meio ambiente. Este é o nosso dever como cidadão e como polícia. Então esse curso é importante, porque o policial bem treinado tem mais capacidade de reação e discernimento do que tem que ser feito”, declarou Juarez Júnior.

Também prestigiaram a solenidade a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato e o comandante do Comando de Policiamento Especializado, tenente-coronel Ricardo Jorge Pinheiro Mota, além dos instrutores e familiares dos formandos.

Sobre o BPMA
O Batalhão de polícia do Meio Ambiente (BPMA) é a unidade da Polícia Militar do Ceará responsável pelo cumprimento das demandas relacionadas ao atendimento de ocorrências e fiscalização ambiental, atuando em ações individuais ou em parceria com os órgãos ambientais, como a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), entre outros. Atualmente, o BPMA conta com 298 policiais distribuídos na Capital (Batalhão e 1ª Cia) e nos municípios de Juazeiro do Norte (2ª Cia) e Sobral (3ª Cia).