PMs concluem Curso de Policiamento Montado na Aesp

24 de julho de 2019 - 15:21 # # # # #

Encerrou, nesta quarta-feira (24), o XIX Curso de Policiamento Montado, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). 14 novos cavalarianos foram formados, e agora estão habilitados para atuar no Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará.

O treinamento, que proporcionou o aprimoramento de conhecimentos técnicos, policiais e equestres dos concludentes, aconteceu entre os dias 15 de maio e 23 de julho, e teve uma carga-horária de 370 horas/ aula. Neste período, os alunos acompanharam instruções teóricas e práticas de técnica de policiamento montado; instrução de equitação; direitos humanos; segurança a cavalo; tiro policial montado; controle de distúrbios civis a cavalo; ordem unida a cavalo e instrução do cavaleiro; além das disciplinas voltadas ao trato com o animal como adestramento, higiene e profilaxia.

“A atividade do curso é quase 100% prática, e é toda pautada em cima da atividade mesmo de montaria, onde o policial vai desenvolver essas habilidades ou aperfeiçoar, porque alguns alunos já tinham um pequeno conhecimento, alguns já tiveram algum contato com o cavalo, mas era uma situação muito rústica, e o curso lapida esse profissional, para que ele possa desenvolver essa atividade de policiamento montado em cima de uma plataforma de técnica, de conhecimento, de segurança, que é o que a Aesp juntamente com o Regimento vem proporcionando para esses policiais”, explicou o comandante do Regimento de Polícia Montada da PMCE, tenente-coronel Níbio Araújo, que também foi o coordenador do curso.

Níbio também falou sobre a atuação do Regimento e destacou a importância desta capacitação para a tropa que atua em uma das modalidades de policiamento mais tradicionais dentro das instituições policiais. “O policiamento montado vem se destacando em várias áreas, hoje o policiamento montado está presente na Beira Mar, em vários pontos de grande concentração turística e principalmente nos grandes eventos, seja ele Fortal, carnaval, grandes jogos no nosso Estado, então a cavalaria tem esse potencial de ação de presença , que inibe algumas determinadas situações, e a realização desse curso é de fundamental importância para que se mantenha a doutrina de cavalaria”, pontuou o oficial.

A solenidade de formatura do XIX Curso de Policiamento Montado aconteceu nesta manhã, na sede da Aesp, e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Academia, delegada Ivana Marques; do comandante do Regimento de Polícia Montada da PMCE, tenente-coronel Níbio Araújo e da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; além dos instrutores e familiares dos formandos.

Capacitação contínua
Em 2018, Aesp promoveu duas turmas do curso de policiamento montado, capacitando 35 PM’s para atuar na cavalaria. Além disso, outros 15 policiais concluíram o primeiro curso militar de auxiliar de médico veterinário em equinos.

Sobre o Regimento de Polícia Montada
O Regimento de Polícia Montada é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Ceará e conta hoje, com aproximadamente 177 policiais. A unidade realiza o policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis, atuando principalmente, no apoio de eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito.