Profissionais de segurança concluem Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio

12 de julho de 2019 - 17:59 # # # #

Encerrou nesta sexta-feira (12), o Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação, de 40 horas/ aula, aconteceu entre os dias 08 e 12 de julho e teve o objetivo de formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio.

O treinamento contou com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; do Setor de Psiquiatria do Hospital Geral do Exército de Fortaleza e do Instituto Dimicuida, entre outros especialistas.

Vinte e três profissionais concluíram o curso, sendo: oito bombeiros militares do estado do Ceará; dois bombeiros militares do estado do Rio Grande do Norte; oito policiais da PMCE; um policial civil do Ceará; um perito criminal da Pefoce; um profissional da Aesp, um da Ciopaer e uma profissional do Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS. Agora, todos estão habilitados para realizar intervenções baseadas em escuta, diálogo, e utilizarem o sistema de comando de incidentes em casos de tentativa de suicídio.