Aesp promove Curso de Direção Defensiva, Evasiva e Off Road para membros do MPCE

17 de junho de 2019 - 16:40 # #

A ação é fruto de um termo de cooperação educacional firmado entre a SSPDS e o Ministério Público do Estado do Ceará.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou na última sexta-feira (14) a primeira turma do Curso de Direção Defensiva, Evasiva e Off Road voltada para membros do Ministério Público do Estado do Ceará. A iniciativa é fruto de um termo de cooperação educacional firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o MPCE, e capacitará cerca de 25 promotores e procuradores de justiça.

Segundo o Plano de Ação Educacional elaborado pela Academia, o curso tem uma carga-horária de 32 horas/aula e o objetivo de qualificar os membros do MP quanto à dirigibilidade de veículo automotor nas ruas, avenidas e estradas vicinais, permitindo ao participante conhecer e adotar estratégias de segurança que o auxilie na condução de veículo em situações de risco.


“Aqui eles (alunos) aprendem três conceitos de direção: direção defensiva, no intuito de dirigir para evitar erros e, contudo, evitar o acidente. No segundo momento eles têm acesso à direção evasiva, que é onde eles aprendem as manobras para fugir das situações de risco; atentado ou ameaça, e no terceiro momento, eles vão acessar a direção off road na praia, tendo acesso a área fora de estrada, ao conhecimento da tábua de maré para saber em que momento acessar a areia e em qual momento sair e, também, colocar o veículo em situação de risco de atoleiro para aprender a sair daquela situação e ganhar confiança”, explicou o Orientador da Célula de Formação Continuada da Aesp, Major Carlo Rômulo Barreto – que também é instrutor do curso.

As instruções da primeira turma seguem até o próximo dia 29 e acontecem na sede da Aesp; no Autódromo do Eusébio e em praias do Litoral Oeste, como Taíba, Lagoinha e Guajiru. Já uma segunda turma do Curso de Direção Defensiva, Evasiva e Off Road será realizada no mês de julho.

Parceria Aesp e MPCE

Em 2018, cerca de 50 promotores de justiça do Estado do Ceará foram capacitados pela Aesp no Curso Básico de Tiro – treinamento prático, fruto do convênio firmado entre as instituições. O diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, destaca a importância da integração entre o MPCE e as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para o Estado. “Essa parceria é importante porque fortalece as instituições e os integrantes delas. Por meio desses cursos o Ministério Público conhece um pouco mais das atividades operacionais da segurança pública e consegue transferir esse conhecimento de forma individual para cada um dos seus integrantes. Assim, os promotores de justiça do MP, que exercem uma atividade de extrema importância no ciclo de justiça, podem desenvolver suas atividades, fazer seus deslocamentos, as suas investigações e os seus direcionamentos de uma forma bem mais tranquila”, pontuou Juarez.