Aesp inicia Curso de Atendimento Pré-Hospitalar para profissionais de segurança pública

14 de junho de 2019 - 15:45 # # #

Mayara Sampaio (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realizou na manhã desta sexta-feira (14) a solenidade de abertura do Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar, capacitação que habilita os profissionais de segurança pública para agirem em situações de emergência, onde seja necessário aplicar os conhecimentos e procedimentos de avaliação, abordagem e identificação de problemas que comprometam a vida.

Segundo o coordenador do curso, Tenente BM Fábio Ximenes Plutarco, 28 profissionais participam desta edição do curso, sendo 20 bombeiros militares, quatro policiais militares e quatro militares do exército. Para ele o curso é de extrema importância não apenas para o Corpo de Bombeiros, mas também para outras instituições. “Para outras corporações é muito importante, pois, por exemplo, a polícia muitas vezes são os primeiros a chegarem ao local, então, eles conseguem fazer esse primeiro atendimento até chegar uma ambulância do Corpo de Bombeiros ou do Samu… Às vezes uma manobra de desengasgo, uma maneira de conter hemorragia consegue evitar consequências graves e até mesmo a morte”, declarou o oficial.

Presente na solenidade, a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato, destacou o papel da Academia em promover essa capacitação. “Os alunos serão preparados por instrutores capacitados para auxiliarem da melhor maneira possível, e essa é a missão da Academia: capacitar e formar esses profissionais para que cada vez mais eles estejam mais seguros da sua missão junto à sociedade”, enfatizou a coordenadora.

A qualificação tem carga horária de 100 horas/aula e inclui instruções de atendimento pré-hospitalar em vítimas de afogamento, resgate de vítimas presas em ferragens, emergência obstétrica, entre outras situações de emergência. As aulas seguem até o próximo dia 28.