Policiais participam de Curso de Formação de Instrutores em Direitos Humanos

10 de junho de 2019 - 17:01

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A capacitação é promovida pela Aesp e conta com o Apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV.

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), iniciou nesta segunda-feira (10), a capacitação de 29 policiais civis e militares no Curso de Formação de Instrutores em Direitos Humanos Aplicáveis a Função Policial. O treinamento tem uma carga horária de 120 horas/ aulas e conta com o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) – organização humanitária neutra, independente e imparcial, que atua em mais de 80 países para levar proteção e assistência a vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência.

A parceria entre as duas instituições iniciou no ano passado com a promoção da primeira turma do Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis a Função Policial. Na ocasião, 19 policiais foram capacitados por meio de um acordo de cooperação educacional, agora o curso já integra a programação da Aesp e será certificado pela própria Academia.

“Estamos felizes que a Academia tenha tomado a liderança desta capacitação e com o apoio técnico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha… Este curso é um passo importante na integração e incorporação das normas internacionais de direitos humanos, na formação e especialização dos policiais, com vistas a trazer segurança jurídica ao trabalho policial e reforçando a utilização correta das técnicas policiais como ferramenta que garantem a preservação dos direitos humanos de todos os envolvidos no processo de abordagem policial”, explicou a chefe do Escritório do CICV em Fortaleza, Valentina Torricelli.

Durante três semanas, os profissionais de segurança acompanharão diversas disciplinas que permitirão ao policial compreender os conceitos, princípios e normas internacionais de proteção dos direitos humanos e sua incorporação ao direito nacional. Além de contribuir para que o futuro instrutor atue como multiplicador desses conhecimentos.

Para o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, o agente de segurança pública é um ator fundamental na promoção e proteção dos Direitos Humanos e de Princípios Humanitários. Ele destaca a importância da capacitação. “O curso tem uma importância fundamental para as atividades educacionais da Academia, não só no que diz respeito a formar professores e instrutores com capacidade e com conhecimento internacional sobre normas em direitos humanos, mas também porque entendemos que este conteúdo deve ser ampliado e difundido nas diversas disciplinas ministradas em cursos promovidos pela Aesp. Esse é um tema fundamental e que realmente vai balizar as atividades de segurança publica em todo o nosso Estado”, pontuou Juarez.

As aulas acontecem na sede da Aesp e são ministradas por policiais civis e militares do Ceará, oficiais da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal e guardas municipais de Fortaleza, todos formados pelo CICV. O curso tem previsão de término no próximo dia 28.