Profissionais de segurança pública participam de Curso de Policiamento em Áreas Portuárias e Industriais

30 de maio de 2019 - 17:17 # # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

25 PMs e um policial civil participam da capacitação promovida pela Aesp.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou na manhã desta quinta-feira (30), a primeira turma do Curso de Policiamento em Áreas Portuárias e Industriais. 25 policiais militares e um policial civil participam da capacitação que, é pioneira no Estado.

Segundo o comandante da 4ª Companhia do 12º BPM do Pecém, capitão Lutianni Rodrigues – que também é monitor do curso, o treinamento tem uma carga horária de 220 horas/aulas e tem uma matriz curricular diversificadas, abordando desde conhecimentos da área policial, como controle de distúrbios civis; comando tático rural e policiamento ambiental, até temas mais específicos do setor portuário e industrial, como legislação migratória e portuária; e sinistros com produtos perigosos e radioativos. Além de aulas de tiro e de uso operacional de veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como drone.

Lutianni destaca a importância de promover um treinamento especializado para os agentes que atuam na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém em São Gonçalo do Amarante. “A área portuária do Pecém tem um fluxo muito grande de pessoas que vão para trabalhar lá, nós temos BR’s e CE’s com um trânsito de veículos pesado, com caminhões e ônibus que precisam de uma atenção diferenciada… Essas características são muito peculiares, e por isso essa necessidade e a importância desse curso. A Academia está sendo pioneira nessa categoria!”, pontuou o oficial.

A aula inaugural do curso foi marcada pela palestra “Complexo do Pecém: A nova ordem industrial e logística do Ceará”, ministrada pelo presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Ricardo Santana Parente Soares.  O curso tem previsão de conclusão no próximo dia 29.