SSPDS comemora seus 22 anos com homenagens e lançamento de revista científica sobre Segurança Pública

29 de maio de 2019 - 16:23 #

Para comemorar seus 22 anos servindo a sociedade cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) realizou, nesta terça-feira (28), uma solenidade com as entregas de condecorações aos servidores e parceiros por relevantes serviços prestados à pasta cearense. E como reflexo de um dos pontos fortes da atual gestão, a Secretaria aproveitou a data para lançar, em uma iniciativa pioneira entre órgãos de segurança do país, a sua revista científica “Segurança em Foco”, que aborda a temática da Segurança Pública por meio de artigos científicos elaborados por integrantes do Sistema de Segurança Pública e pesquisadores da área.

“É o terceiro ano que passo como secretário. Posso dizer que o sentimento, hoje, é de muito orgulho por continuar a desenvolver e realizar um trabalho ao lado de cada um de vocês, que compõe a nossa Secretaria e as nossas vinculadas, sendo servidores efetivos e comissionados, terceirizados e estagiários. Todos, com sua importância, são motivos de orgulho para mim e me impulsionam a continuar ao lado de vocês, cumprindo a nossa missão e buscando garantir mais tranquilidade à população cearense”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.

Em sua fala, a vice-governadora, , elogiou gestores e todos os profissionais que compõe a Segurança Pública cearense. “Esse espírito que se vê, hoje, na SSPDS, eu acho extremamente promissor. Esse empenho que todos vocês têm mostrado em cumprir suas missões, bem como essa ponte com instituições de ensino superior e de diversas naturezas, é exatamente o mesmo espírito de articulação e parceria, que possuímos no Pacto por um Ceará Pacífico”, disse.

Como é realizado anualmente pela SSPDS, dez nomes foram selecionados para receberem a Medalha “General Assis Bezerra”. Entre eles, a vice-governadora do Estado do Ceará, Maria de Arruda Coelho; o secretário Executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira; o secretário Executivo de Planejamento e Gestão da SSPDS, Adriano de Assis Sales; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alec), José Sarto Nogueira; e o prefeito de Fortaleza, Cláudio Rodrigues Bezerra.

A “General Assis Bezerra” foi instituída como a maior condecoração da SSPDS a partir do decreto de n° 28.451 de 1° novembro de 2006. A medalha foi criada para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

A lista de agraciados foi composta também pelo prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes; o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luís Eduardo Soares de Holanda; o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Luís Mauro Albuquerque;o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alisson Francelino Primo; e tambémpelo maestro da Orquestra Filarmônica do Ceará, Gladson Lima de Carvalho.

Para o maestro Gladson Lima de Carvalho, presidente e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Ceará (OFC), que realiza aulas gratuitas e contribui, em parceria com a SSPDS, para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, o recebimento da medalha significa o coroamento de uma vida dedicada a promover cultura e arte por meio da música. O músico relembra que “iniciou a vida musical em um projeto social, em 1975, lá na Barra do Ceará”. Hoje, aos 58 anos, sendo 42 anos dedicados à carreira musical, o maestro conta com diversas apresentações no Brasil e no exterior. “É um projeto pioneiro e desafiador. A música me salvou e tem o poder de salvar todos os jovens de Fortaleza e do Brasil. Precisamos de mais projetos como esse e acreditar no potencial das nossas crianças e adolescentes”, afirma o maestro.

Certificado de Relevantes Serviços Prestados

Outra honraria entregue durante o aniversário de 22 anos da SSPDS foram os “Certificados de Relevantes Serviços Prestados” para 40 servidores, colaboradores e representantes de instituições parceiras. Entre os nomes indicados para receber o reconhecimento estava o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Alec, João Milton Cunha de Miranda; os diretores dos Departamentos de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) e do Interior Sul (DPI-Sul), delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcos Aurélio França e Ricardo Pinheiro, respectivamente; o comandante do Comando de Policiamento do Interior Norte (CPI-Norte), coronel da PM Ronaldo José de Sousa da Silva; o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel PM Giovane Martins de Sousa; o tenente-coronel da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Teógenes Coelho Correia, entre outros nomes.

“É uma honra ver meu trabalho reconhecido. É o reconhecimento de todo o esforço da minha equipe. Esse trabalho não teria sido exitoso, como está sendo, se não fosse o empenho e a dedicação de cada um dos escrivães e inspetores que trabalham comigo. São policiais abnegados, honestos e íntegros que abandonam o convívio com a família em defesa da sociedade”, comentou o diretor do Departamento de Polícia do Interior Norte, delegado Marcos Aurélio França, um dos agraciados com o certificado.

Instituída pela Portaria nº 1216/2015, do gabinete do secretário, a honraria tem como objetivo de reconhecer o trabalho desempenhado pelos agentes públicos, principalmente quando essa atividade se realiza com um grau de profissionalismo acima do que é regularmente exercido.

Aesp

Pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) foram homenageadas as servidoras Liliane Freitas (Assessora Especial) e a subtenente Neiva Almada (equipe do gabinete). Também foram agraciados Gláucio Peixoto e Benilde Venâncio.