Aesp forma 29 bombeiros vistoriantes

20 de maio de 2019 - 18:03 # # # # # # #

Os militares atuarão no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – órgão de execução programática do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Vinte e nove bombeiros militares concluíram, nesta segunda-feira (20), o Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), e agora estão habilitados para atuar como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – órgão de execução programática do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

Segundo o comandante-adjunto do Cepi, tenente-coronel Wagner Alves Maia, os novos vistoriantes chegam para fortalecer a política de prevenção do CBMCE, além de melhorar a qualidade da segurança das edificações do Estado do Ceará. “Nós temos hoje no Estado 75 vistoriantes e agora estamos recebendo mais 29, a ideia é que em cada unidade do Corpo de Bombeiros, tenhamos pequenos núcleos, com cinco ou seis vistoriantes, para atuar em todo o tipo de edificação, desde aquela edificação de risco baixo como uma pequena loja de mercadorias até uma grande industria de alto risco… Com o aumento do número de vistoriantes, nós vamos poder atuar em mais municípios ainda”, pontuou o oficial.

Wagner também destaca a importância do trabalho executado pelos vistoriantes e analistas do Cepi. “O nosso trabalho é evitar o incêndio na prevenção, no antes dele acontecer. Então essa questão de formar, estruturar os setores e as equipes é justamente fazer esse investimento maciço na prevenção, porque os prejuízos com desastre são muito grandes, e a gente vê que investindo na prevenção, ganha o Estado, ganha a sociedade e ganhamos vidas!”, reforçou o comandante-adjunto do Cepi.

O curso aconteceu no período de 06 a 20 de maio e teve uma carga horária de 80 horas/aulas. Neste período, os discentes do curso passaram por instruções de: procedimento administrativo; ética profissional; prevenção em estádios e áreas afins; aparelhos extintores e iluminação de emergência; sistema de hidrantes; manipulação, utilização e armazenamento de GLP; acesso de viaturas e compartimentação; fogos de artifício e cobertas combustíveis e prática de vistoria, dentre outras importantes disciplinas.

No próximo dia 03, a Aesp iniciará a segunda turma do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas. A previsão é que até o final do ano 4 turmas de bombeiros concluam esta capacitação.

Mais bombeiros qualificados
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) também iniciou, nesta segunda-feira (20), a capacitação de 19 bombeiros militares e 2 policiais militares no Curso Básico de Salvamento. O treinamento, que seguirá até o dia 31, tem uma carga-horária de 80 horas/aula e visa aperfeiçoar seus participantes para as operações de busca e salvamento em ambientes terrestres ou que envolvam altura, promovendo assim maior segurança e efetividade nas ações para o profissional de segurança, para a vítima e para os populares que se encontrem nas imediações.