Aesp promove Curso de Policiamento Montado para policiais militares

15 de maio de 2019 - 16:13 # # # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou nesta quarta-feira (15), Curso de Policiamento Montado (CPMONT) para 18 praças da Polícia Militar do Ceará. O treinamento, que segue até o dia 23 de julho, tem carga horária de 370 horas/aulas e visa aprimorar os conhecimentos técnicos policiais e equestres dos profissionais que poderão compor o efetivo do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado do Ceará (RPMon).

A aula inaugural aconteceu no auditório da Aesp e teve como palestrante o tenente-coronel Ricardo Colares Barbosa. O oficial, que já passou pelo comando da Cavalaria da PMCE, falou a respeito da importância do curso de policiamento montado para os PM’s do Brasil.

Segundo o comandante do RPMon, tenente-coronel Níbio Araújo Pinto, que também coordenará o curso, esta é uma qualificação extremamente técnica. “O policial montado desenvolve todas as ações de policiamento que são desenvolvidas pelas outras unidades da Polícia Militar, porém, com o foco nessa especialidade, que exige equilíbrio, domínio do cavalo, flexibilidade, vontade e coragem, que são os princípios e requisitos para montar”, explicou o oficial.

O coordenador também ressaltou que apesar de não ser um curso de choque montado, os profissionais também recebem instruções de controle de distúrbio civis (CDC), devido à forte ligação que a cavalaria tem com o policiamento de choque. “Uma das maiores vantagens do policiamento montado é a atuação da polícia montada em situações de multidão, tanto manifestação, reintegração de posse, como em grandes eventos, estádios e shows… O policiamento montado tem uma área de atuação muito mais abrangente, a visibilidade, a identificação do policiamento montado… Então, o ganho para instituição com mais policiais qualificados, é realmente incomparável”, pontuou Níbio.

No ano passado, a Aesp promoveu duas turmas do curso de policiamento montado, capacitando 35 PM’s para atuar na cavalaria. Além disso, outros 15 policiais concluíram o primeiro curso militar de auxiliar de médico veterinário em equinos.