Aesp inicia curso de habilitação em vistorias técnicas para bombeiros militares

6 de maio de 2019 - 16:56 # # # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (06), Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para 30 bombeiros militares do Estado do Ceará. O treinamento, de 80 horas/aulas, visa capacitar seus participantes para atuarem como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

A aula inaugural aconteceu no auditório da Aesp e foi ministrada pelo coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Luís Eduardo Soares de Holanda. O oficial, que antes de assumir o comando da corporação estava na função de coordenador de atividades técnicas, explicou como é atuação do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio e como as novas tecnologias e procedimentos que estão sendo implantados Cepi. Além de apresentar dados estatísticos do Órgão e a importância do trabalho de inteligência na área preventiva.

“A principal e maior atividade do Corpo de Bombeiros, não só do Ceará, mas eu acredito que dos Bombeiros do Brasil e do mundo, é a prevenção… Normalmente a gente só contabiliza as ocorrências a partir do momento em que elas acontecem, mas grande parte delas, eu tenho certeza, foram evitadas através do serviço da engenharia de segurança contra incêndio… Prevenção é uma atividade operacional!”, destacou coronel Holanda.

Integração e troca de experiência

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Oficiais do CBMCE, que estão sendo capacitados pela Aesp desde maio do ano passado, também participaram da aula inaugural do curso de Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas. Segundo o diretor-geral da Academia, Juarez Gomes Nunes Júnior, esta é uma forma de aproximar os futuros oficiais da corporação que escolheram servir, além de promover o intercâmbio de conhecimentos.

“Aqui nós temos um encontro de gerações, proporcionando uma oportunidade de aproximação entre os alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, com os veteranos que já integram os quadros da corporação. Além de oferecer o contato com as diversas atividades que desenvolvem, especialmente, na área de vistorias técnicas das estruturas que estão por todo o Estado do Ceará.”, explicou Juarez.

Qualificação profissional e Prevenção de Incêndio

Segundo o comandante do CBMCE, atualmente, o Cepi conta com aproximadamente 200 profissionais, entre oficiais e praças, que trabalham fazendo vistorias e análise de projetos de prevenção de incêndio. Ele destaca a importância desta capacitação para este segmento bombeirístico. “É uma atividade extremamente técnica e especializada, talvez seja a única função dentro dos bombeiros que independe do posto e da graduação, da função ou do tempo de serviço de onde você está… E os concludentes do curso irão trabalhar exatamente nessa área de vistoria de incêndio, serão vistoriantes do corpo de bombeiros, parte deles aqui na capital e parte no interior do Estado”, pontuou coronel Holanda.

O curso tem previsão de término no dia 20 de maio e as aulas serão realizadas na sede do Cepi. Neste período, os alunos acompanharão instruções de procedimento administrativo; ética profissional; prevenção em estádios e áreas afins; aparelhos extintores e iluminação de emergência; sistema de hidrantes; manipulação, utilização e armazenamento de GLP; acesso de viaturas e compartimentação; fogos de artifício e cobertas combustíveis; detecção de alarme de incêndio e prática de vistoria, dentre outras disciplinas.