Nova coordenação da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é empossada

24 de abril de 2019 - 17:49 # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Nesta quarta-feira (24), o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Juarez Gomes Nunes Júnior, foi empossado como novo coordenador geral da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará para o biênio 2019/2021. Também foram empossadas, Flávia Unneberg, da Escola Superior do Ministério Público do Estado (ESMP), como coordenadora adjunta e Flora Teles, do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh), como secretária.

A solenidade aconteceu no auditório da Aesp e contou a presença da presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; do comandante-adjunto da Polícia Militar do Ceará, coronel Ozair dos Santos Júnior; do comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Cleyton Bastos Bezerra; do diretor de estratégia da Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp), Anderson Duarte Barboza e do coronel Francisco Coraci Camelo Ponte, da Casa Militar.

Em seu discurso de despedida, a diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Maria Hilária de Sá Barreto, que esteve à frente da Rede nos últimos dois anos, relembrou sua trajetória como coordenadora e agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho. “A mim, talvez a expressão facial não esconda tamanha felicidade em ter contribuído para um trabalho coletivo e parceiro, ao qual se propõe as 12 escolas de governo, aproximando instituições e pessoas. Pessoas que carregam um ideal e a pretensão de fazer sempre mais e melhor, visando a melhoria da administração pública e consequentemente do cidadão. A ferramenta de maior valia, mais utilizada não resta dúvidas: foi a educação!”, declarou Hilária.

Para Juarez Junior assumir a coordenação geral da Rede é uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho de integração que ele já exerce à frente da Academia, e revela que a ideia da nova gestão é fortalecer ainda mais o vínculo entre as instituições e ampliar a produção de conhecimento. “A gente espera que as escolas de governo que estão integradas nessa Rede, una forças no máximo possível para que a gente possa realizar um trabalho conjunto em que as escolas aproveitem as oportunidades de crescimento de forma igualitária, e que a gente abra as portas de cada uma dessas escolas para as demais para que possamos socializar ao máximo aquilo que nós produzimos de conhecimento… Porque quanto mais a gente se aproximar, maiores nós seremos, individualmente e coletivamente, e essa é a objetividade da Rede. A Rede está para unir as políticas de crescimento e fazer com que todas as escolas cresçam de forma isonômica”, destacou o novo coordenador.

Após a solenidade, foi realizada a primeira reunião técnica da nova coordenação com os representantes das escolas da Rede para discutir o planejamento estratégico para o ano de 2019.

A Rede

A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vistas a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Formada por (12) doze escolas, vem difundindo metodologias destinadas à melhoria das atividades de ensino, criando mecanismos de divulgação das boas práticas educacionais, através dos sites institucionais, de seminários, simpósios e outros eventos da mesma natureza, oportunizando a participação dos trabalhadores do serviço público em cursos e outras ações pedagógicas realizadas em conjunto, ou por disponibilidade de vagas em atividades educacionais da programação das escolas que compõem a rede ou articuladas pelas mesmas.

As escolas de governo que constituem a rede são:
Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp;
Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização – EGPR;
Escola de Gestão Pública do Ceará – EGP;
Escola de Justiça Eleitoral do Ceará – Eje;
Escola de Saúde Pública – Esp;
Escola Nacional de Administração Pública- Enap
Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará – Esdep;
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – Esmec;
Escola Superior do Ministério Público do Estado – ESMP;
Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo – IPC;
Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza – Imparh;
Universidade do Parlamento Cearense – Unipace