Magistrados do Poder Judiciário cearense concluem curso de segurança pessoal na Aesp

19 de dezembro de 2018 - 17:10 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Doze juízes do poder judiciário cearense concluíram nesta quarta-feira (19) o Curso de Segurança Pessoal para Magistrados promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará.

O treinamento – fruto de um termo de cooperação técnica celebrado entre o Poder Judiciário e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – teve uma carga-horária de 44 horas/aula e aconteceu entre os dias 06 e 15 de dezembro deste ano.

Segundo o coordenador do curso, tenente-coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, que também atua como assistente militar do Tribunal de Justiça do Ceará, a qualificação teve foco no treinamento prático e incluiu desde instruções de noções de primeiros socorros; de direção defensiva e evasiva até os fundamentos e técnicas de tiro. Além de abordar conteúdo teórico como o histórico das facções criminosas no Brasil; gerenciamento de crises e ações de inteligência na proteção da autoridade judicial.

“O curso de segurança pessoal de magistrados ele foi pensado com o intuito de fortalecer as ações de segurança no poder judiciário. A partir do momento que já existem as atitudes, o planejamento de ações institucionais, nós pensamos também que deveria haver as ações preventivas para que cada magistrado fortalecesse o seu procedimento… E quando a gente dá um treinamento de direção defensiva, que o magistrado passa a saber, sair quando ele tiver dirigindo o próprio carro de uma situação, quando ele (juíz) aprende a atirar ele também pode se defender com maior precisão”, destaca o coronel De Paula.

A solenidade de encerramento do Curso aconteceu na sede da Aesp e contou a presença do secretário executivo do Órgão, Nartan da Costa Andrade; do juiz Welton José da Silva Favacho (Associação Cearense de Magistrados); do assistente militar do Tribunal de Justiça, tenente-coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula e do tenente-coronel PM Carlos Frederico Fernandes Gadelha.

Esta foi a primeira turma do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realizado pela Aesp. O convênio prevê ainda a execução de mais três turmas.