Militares concluem curso de habilitação de oficiais na Aesp

17 de dezembro de 2018 - 17:04 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou nesta segunda-feira (17), a solenidade de encerramento do Curso de Habilitação de Oficiais – CHO/2018. Um total de 58 subtenentes da Polícia Militar e 14 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará concluíram a capacitação, e agora estão aptos à promoção para o posto de segundo-tenente das respectivas corporações.

O treinamento, que estava em andamento desde agosto último, foi promovido pela Aesp e teve uma carga-horária de 620 horas/ aulas. Durante este período, os alunos acompanharam aulas de defesa pessoal; armas e munições e equipamentos; tiro defensivo; sobrevivência policial; isolamento e preservação do local de crime e sinistros; legislação e regulamentos institucionais; legislação da CGD; prática de procedimentos administrativos; gestão de pessoas e material; elaboração e fiscalização de contratos. Além de estágio supervisionado e outras disciplinas que preparam os agentes para ingressarem no oficialato da PMCE e CBMCE.

Para o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior a capacitação reafirma o comprometimento que o profissional precisa ter ao servir a sociedade. “Vocês estão saindo agora de um ciclo de atividades próprias das praças e vão para as atividades dos oficiais. As atribuições de vocês irão mudar, o nível de responsabilidade de vocês irá mudar, e quanto maior é a responsabilidade maior é a responsabilização. Quero ter notícias de coisas importantes que vocês desenvolveram na atividade profissional, dos acertos, das contribuições que vocês vão dar dentro das suas corporações para torná-las ainda mais respeitadas.”, declarou Juarez em seu discurso.

A solenidade de formatura ocorreu na sede da Aesp e contou com a entrega do certificado de reconhecimento ao mérito intelectual dos formandos que lideraram a classificação final do curso – St PM José Cláudio Silva Fontinele (3º lugar); St PM Samuel Carvalho de Lima (2º lugar) e o St PM Antônio Eudes da Silva (1º lugar) – e as homenagens que os formandos prestaram aos coordenadores e monitores do curso.

Também estiveram presentes na solenidade o coronel comandante geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco; o coordenador de gestão de pessoas da PMCE, coronel Marcos Aurélio Macedo de Melo e a coordenadora de ensino e instrução da Academia, Roberta Barbosa Monteiro, entre outras autoridades.