Aesp realiza curso de segurança pessoal para magistrados do poder judiciário cearense

6 de dezembro de 2018 - 14:35 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Iniciou nesta quinta-feira (06), o Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A ação é fruto de um convênio de cooperação educacional firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) com o intuito de capacitar os juízes do poder judiciário cearense quanto aos procedimentos que possam contribuir para sua segurança e proteção em situações diversas.

A aula inaugural foi ministrada pelo Desembargador José Tarcílio Souza da Silva, com a palestra “Comissão de Segurança do Poder Judiciário Cearense”. Durante o evento, ele abordou as atribuições e as ações executadas pela Comissão e explicou alguns protocolos relacionados à segurança dos Fóruns e a própria postura do magistrado.

O Desembargador destaca a importância do curso para a execução das atividades do poder judiciário cearense. “Na atividade jurisdicional do dia a dia o magistrado é exposto a diversas situações de risco e esse curso é uma maneira de prover, de dar uma resguardada, dar uma certa condição de defesa para o magistrado que sinta necessidade desses cuidados, é uma maneira de o Tribunal prepará-los para uma situação de risco que eles possam a vir enfrentar”, pontua Tarcílio.

A programação do curso, que tem uma carga horária de 44 horas/ aulas e prevê aulas sobre as facções criminosas no Brasil; gerenciamento de crises; ações de inteligência na proteção da autoridade judicial; direção defensiva e evasiva; primeiros socorros e técnicas de tiro e outros assuntos importantes que permitirão ao magistrado identificar as vulnerabilidades e ameaças, além de conhecer e adotar estratégias de segurança que o auxiliem na proteção da própria integridade física dos juízes e da instituição onde atuam.

“O curso que estamos iniciando hoje vai abordar treinamento de defesa pessoal, de direção veicular, armamento e equipamentos de tiro, e esses conhecimentos, certamente, trarão para o magistrado uma maior tranquilidade, uma maior liberdade de atuação”, explicou o diretor geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, que também avalia positivamente o acordo de cooperação educacional. “Essa integração da segurança pública com a magistratura é importante porque, afinal de contas a gente integra o sistema de justiça como um todo, que começa desde a abordagem que é feita pela Polícia Militar. Então, eu acredito que esse projeto vai trazer um crescimento tanto para a segurança pública quanto para o Poder judiciário cearense”, finaliza Juarez.

Ao todo, 20 profissionais participam da capacitação que segue até o dia 15 de dezembro. Outras turmas estão previstas para o ano de 2019.