Aesp forma 11ª edição do Curso de Controle de Distúrbios Civis

5 de dezembro de 2018 - 17:31 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou, nesta quarta-feira (05), mais uma turma do Curso de Controle de Distúrbios Civis. A solenidade aconteceu na sede da Aesp e contou com a presença do diretor-geral, Juarez Gomes Nunes Júnior; do comandante de Policiamento Especializado, coronel Aginaldo de Oliveira e do subcomandante do Batalhão de Policiamento de Choque, tenente-coronel Luiz Martins Monte Pereira.

A capacitação, de 272 horas/ aulas, iniciou com 45 alunos, mas somente 19 concluíram, sendo 17 policiais militares do Ceará e dois militares da Força Aérea Brasileira, e agora todos estão habilitados para atuar no restabelecimento da ordem em situações que envolvam tumultos, controle de multidões e gerenciamento de crise, principalmente em praças desportivas, estádios, manifestações em público e outros grandes eventos.

Entre os formandos, apenas uma mulher, a cabo PM Erika Nunes Lessa, que tem 8 anos de corporação e agora é a 6ª policial feminina a concluir o Curso de Controle de Distúrbios Civis no Estado. A choqueana falou do orgulho em concluir o treinamento, que é conhecido pelo alto grau de exigência e dificuldade das instruções. “O curso foi um desafio muito grande, porque ser mulher tem suas peculiaridades, mas mesmo assim consegui superar muita coisa, estavam comigo mais duas guerreiras, que não terminaram por situações adversas, mas eu tenho certeza que a mulher, o curso que ela quiser fazer, no momento que ela quiser ir, ela vai conseguir, basta colocar na cabeça como foco, como um ideal, porque nós somos mais fortes do que aquilo que a gente pensa que é!”, declarou Erika.

O treinamento ocorreu no mês de novembro e incluiu instruções de direitos humanos; armamento e tiro; atendimento pré-hospitalar; procedimento em arenas desportivas e em estabelecimentos prisionais; técnicas de imobilizações policiais e utilização de algemas; técnicas e táticas de controle de distúrbios e fundamentos jurídicos da atividade CDC. Além de diversas simulações perto da realidade vivenciada cotidianamente pela tropa de choque.

 

Curso de Policiamento de Turismo

Na tarde desta quarta-feira (05), também foi realizado a solenidade de formatura do Curso de Policiamento de Turismo – CPTUR 2018. O treinamento das turmas 1 e 2 ocorreu entre os meses de setembro e novembro deste ano e capacitou 52 policiais. Foram 29 formandos da turma 01/2018 e 23 formandos da turma 02/2018. Agora, todos estão aptos para atuar na segurança e apoio aos turistas no Ceará.