Secretário de segurança participa da posse do Conesp

4 de dezembro de 2018 - 17:37 # # # # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

O Conselho de Ensino da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará é órgão colegiado de caráter consultivo da Aesp.

Nesta terça-feira (04), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa participou da posse dos novos membros do Conselho de Ensino da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (Conesp) – órgão colegiado de caráter normativo, consultivo e deliberativo da Academia Estadual de Segurança Pública.

A nova composição do colegiado foi publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (03), e conta com a participação de membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense (Pefoce) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Além de representantes da própria Aesp e SSPDS.

“É importante esse momento para que nós tenhamos toda uma equipe com a capacidade de pensar, de debater e de ouvir também… Através do Conselho a gente vai conseguir realmente tomar novas decisões, tomar novos rumos e melhorar nossos processos, para que assim, a médio e em longo prazo, a gente evolua cada vez mais, e possa ser uma referência no país e até na América Latina, na área do ensino policial”, pontuou o titular da SSPDS, André Costa, durante o evento.

Na ocasião, foram empossados, o presidente, Juarez Gomes Nunes Júnior (Diretor Geral/AESP/CE) e os novos dez membros do colegiado. São eles: Nartan da Costa Andrade (SEXEC/AESP/CE); Roberta Barbosa Monteiro (COENI/AESP/CE); Evandro Queiroz de Assunção (COAPE/AESP/CE); Jamille dos Santos de Moura (ADINS/AESP/CE); Adriano de Assis Sales (SEXEC/SSPDS/CE); José Durval Beserra Filho (SEXEC/PMCE); Jerffison Pereira da Silva (DRH/PCCE); Humberto Rodrigues Dias (CGP/BM); Victor Hugo Medeiros Alencar (Perito Geral Adjunto/PEFOCE) e Anderson Duarte Barbosa (SUPESP).

Segundo o diretor-geral da Aesp e presidente do Conesp, Juarez Gomes Nunes Junior, a participação integrada da vinculadas através do conselho é extremamente importante para atuação da Academia e reflete diretamente nas ações das forças de segurança do Estado. “O Conselho é importante porque ele é formado por integrantes das vinculadas e por integrantes técnicos aqui da própria Academia. Então no conjunto desse colegiado nós temos a possibilidade de detectar dificuldades, de planejar algumas ações estratégicas aqui da Aesp, para não só produzir e ofertar os cursos, mas ter a convicção de qual reflexo esses cursos trazem nas vinculadas que se submetem a esse treinamento”, destacou Juarez.

O evento aconteceu na sala de reuniões da Aesp e contou com a presença do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Maia Pacheco; do delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima e do perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo.

 

Integração

Após o evento, André Costa visitou os alunos da segunda turma do Curso de Formação para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e do Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial, capacitação é fruto de um acordo de cooperação educacional firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), por intermédio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).