PM’s são treinados para atuar no policiamento turístico do Estado

30 de novembro de 2018 - 14:09 # # # #

Desde o início de novembro, um grupo de trinta policiais militares participa do Curso de Policiamento de Turismo promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A qualificação tem uma carga-horária de 156 horas e visa capacitar profissionais para atuar no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) reforçando as ações de segurança e apoio aos visitantes do Estado.

Para o comandante do BPTur, tenente-coronel Clairton Alves de Abreu, que também coordena o curso, o treinamento se destaca pela qualidade e diversidade dos conhecimentos abordados em sua matriz curricular. “As disciplinas giram em torno de relações interpessoais, noções de inglês e espanhol aplicado ao serviço policial… A questão da malha viária do Ceará, dos principais pontos turísticos, a questão da situação jurídica do estrangeiro no Brasil, o que o estrangeiro deve portar de documentação, por exemplo, para que ele esteja em situação regular no Brasil, tudo para que numa situação em que necessite a intervenção do nosso policial, nós estejamos bem preparados, bem informados para que a gente resolva as demandas de uma forma mais satisfatória possível”, concluiu o oficial.

Conhecimentos como direitos humanos; ética; cidadania; proteção ambiental; diversidade étnico-social e cultural; atendimento pré- hospitalar; teoria geral do turismo; direção off-road e identificação de passaportes, também são abordados durante as aulas realizadas pela Aesp.

Clairton ressalta ainda a importância da capacitação policial voltada para o turismo no Estado. “O Ceará se consolidou como um dos maiores destinos turísticos… Quando o Hub foi inaugurado nós passamos de oito voos internacionais por semana para 48, sem falar do aeroporto de Jericoacoara que, hoje nós temos 10 voos semanais para Jericoacoara, o que está aumentando muito o fluxo de turistas naquela região e que vai aumentar agora, nesse período de fim de ano, de alta estação… A nossa intenção é deixar o policial militar que serve no Batalhão de Policiamento Turístico cada vez mais capacitado para que a gente possa também prestar um serviço cada vez melhor”, declarou o comandante do BPTur.

Desde o ano passado, a Aesp já realizou cinco edições do Curso de Policiamento de Turismo, formando cerca de 100 profissionais para atuação na área turística.

Sobre o BPTur

O Batalhão de Policiamento Turístico conta com um efetivo de aproximadamente 700 policiais militares e atua hoje, além da Cidade de Fortaleza e Região Metropolitana, em todo o litoral do Estado do Ceará.