Bombeiros militares concluem cursos de atendimento pré-hospitalar e salvamento

30 de novembro de 2018 - 19:08 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Um grupo de 47 militares concluiu nesta sexta-feira (30), mais dois cursos promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) com foco na área operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Foram 21 formandos do Curso básico de salvamento terrestre e em altura e 26 no Curso de atendimento pré-hospitalar básico.

Tenente Dionnis da Silva de Souza era um dos formandos da noite e foi escolhido como orador da turma do Curso Básico de Salvamento Terrestre e em Altura. Ao discursar avaliou a importância da capacitação. “No nosso curso, adquirimos mais conhecimento… Observamos, a cada instante, o quanto é fundamental o aprimoramento técnico e físico, desde um simples nó a uma manobra com um alto grau de dificuldade, foi possível observar que uma ocorrência pode ir de um resultado exitoso a um desastre, num simples momento de desatenção”, declarou o militar.

A solenidade de formatura ocorreu na sede da Aesp e reuniu formandos, familiares e profissionais do sistema de segurança pública.

Curso de atendimento pré-hospitalar básico

Treinamento com uma carga-horária de 100 horas/aula com vistas a recapacitar e nivelar o profissional de segurança pública e defesa civil no serviço de atendimento pré-hospitalar para realizar procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida de vítimas de acidentes. Além de imobilização, rolamento e remoção da vítima em casos extremos, como resgate de vitimas presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

Curso básico de salvamento terrestre e em altura

Capacitação de 80 horas/ aula voltada para o aperfeiçoamento dos bombeiros para as operações de busca e salvamento em ambientes terrestres ou que envolvam altura, promovendo assim maior segurança e efetividade nas ações para o bombeiro, para a vítima e para os populares que se encontrem nas imediações durante as ocorrências.

As instruções ocorreram na sede da Aesp, no Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e em outras edificações de Fortaleza, e contou com instruções de resgate veicular; resgate em ambiente confinado; aparelhos de tração manual e equipamentos de proteção respiratória; materiais e equipamentos de salvamento em altura; nós e amarrações; materiais e equipamentos de salvamento terrestre; técnica de corte de árvore; ancoragens, e resgate com vítimas, entre outras disciplinas.