Aesp forma a primeira turma do Curso de Policiamento em Eventos

30 de novembro de 2018 - 19:03 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Uma solenidade realizada nesta sexta-feira (30), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), marcou o encerramento do primeiro Curso de Policiamento em Eventos (CPE).  32 policiais militares concluíram a capacitação voltada para o planejamento e execução do policiamento ostensivo em grandes eventos.

Presente na solenidade, o Comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), tenente-coronel João Batista Farias Júnior ressaltou a importância das atribuições desenvolvidas pelo BPE. “O Batalhão de Policiamento de Eventos, hoje é uma realidade necessária dentro da Polícia Militar do Estado do Ceará e tem sua relevância na Segurança Pública, devido a forma dinâmica de executar suas ações, quando nos eventos culturais, religiosos e esportivos desempenha seu trabalho de modo a levar segurança a lugares que levam entretenimento ao público.”, declarou o oficial em seu discurso.

O treinamento foi realizado no mês de novembro e contou com uma carga-horária de 212 horas/aulas, que incluíram instruções teóricas e praticas de educação física; técnica de defesa pessoal e mobilização; doutrina operacional; policiamento de eventos; legislação aplicada ao policiamento de eventos; comportamento social em espetáculos públicos; noções de CDC; noções de medidas contra-bombas; armamento e instrumentos de menor potencial ofensivo; tiro policial defensivo; noções de agentes químicos e inquietantes; direitos humanos; gerenciamento de crises; noções de língua estrangeira (inglês e espanhol); abordagem policial e noções de primeiros socorros.

Para o orador da turma, sargento PM Otoniel Albuquerque Batista Júnior, a realização da primeira turma deste curso é um sonho antigo da unidade e permitirá que os policiais estejam ainda mais preparados para as suas atividades. “Estamos prontos para cumprir com galhardia e denodo as missões que nos forem confiadas, para que no futuro possamos ser o orgulho de todos que contribuíram para esse fim”, ressaltou o discente em seu discurso.

Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora de Ensino e Instrução da Aesp, Tenente-Coronel BM Roberta Barbosa Monteiro e o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira.

Aniversário do Batalhão

Na ocasião, também foi comemorado os 10 anos de atuação do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE). Unidade criada com o intuito de atender a crescente demanda de eventos culturais, religiosos e esportivos na capital e do interior do Estado, além de contribuir na redução da criminalidade.