Militares participam do Curso Especial para Tripulação de Embarcações

29 de novembro de 2018 - 17:13 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) realiza no período de 03 a 07 de dezembro, o Curso Especial para Tripulação de Embarcação (ETSP) – treinamento que, habilita os profissionais de segurança pública para tripular e conduzir pequenas embarcações de até seis metros de comprimento e com propulsão a motor, utilizadas exclusivamente a serviço do Estado do Ceará.

Para o Comandante do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Tenente-Coronel PM Ricardo Jorge Pinheiro Mota, esse curso veio em momento oportuno, justamente quando a Polícia Militar realiza a aquisição de novos barcos para atender as necessidades da segurança pública. “Nós fazemos a segurança dos recursos hídricos do Estado do Ceará, não só das águas aquaviárias, mas também a parte náutica da orla, para isso, precisamos estar habilitados para poder navegar os barcos que a Polícia Militar do Estado do Ceará está adquirindo. São barcos semi-rígidos infláveis, bons e rápidos, com a capacidade para oito policiais, que irão atender essa demanda e abranger uma área maior de atuação. Daí a necessidade de aumentar o número de policiais para trabalhar não só na questão dos rios, mas também na orla de Fortaleza, que é bastante frequentada por turistas, principalmente na alta estação, aumentando a sensação de segurança”, explica o comandante.

Ao todo, 30 profissionais incluindo policiais militares e bombeiros militares participam da capacitação que tem uma carga horária de 40 horas/aula e contempla em seu conteúdo programáticos conhecimentos técnicos de nomenclatura da embarcação; legislação; manobra da embarcação; segurança e sobrevivência pessoal; comunicações; estabilidade; meteorologia; navegação; motor propulsor, entre outros conhecimentos indispensáveis para o exercício dessa atividade.

Segundo a discente do curso, Tenente PM Luziane Pereira Freire, essa é uma oportunidade de fortalecer atuação no policiamento dos crimes ambientais. “Com esse curso iremos conseguir inibir todo tipo de crime ambiental. Muitas vezes as coisas ilícitas vêm no próprio mar, chegando através da parte costeira e através dessa capacitação será possível chegarmos antes e conseguirmos inibir esse tipo de crime”, finaliza a oficial.

A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira (29) na sede da Aesp e foi ministrada pelo capitão-tenente da Marinha do Brasil, Francisco do Horizonte que debateu sobre segurança marítima para os discentes e autoridades presentes a solenidade.