Aesp capacita policiais para atuarem contra crimes cibernéticos

26 de novembro de 2018 - 15:08 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Um grupo de 22 profissionais iniciou, nesta segunda-feira (26), mais uma edição do Curso de Investigação de Crimes Cibernéticos. A capacitação é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e tem por objetivo capacitar delegados, inspetores, escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará, sobre como proceder em investigações, levantamento e preservação das informações que envolvam delitos cometido através da internet, bem como orientar as vítimas sobre como se defender e prevenir-se em relação aos crimes cibernéticos.

Segundo o diretor do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará (DIP), delegado Nelson Pimentel, essa capacitação é uma forma de aumentar a qualidade dos serviços prestados nas unidades policiais no estado do Ceará. “Diariamente nos deparamos com pessoas que são vítimas de crimes que acontecem através da internet. Esse curso veio justamente para qualificar as nossas unidades policiais para que elas estejam aptas a prestar um serviço de qualidade a nossa sociedade e englobando esses crimes que são novidades para a nossa realidade”, aponta o dirigente do DIP. Ainda de acordo com ele, atualmente boa parte das delegacias são capazes de tratar esse tipo de ocorrência e desencadear investigações, ocasionando na prisão e no indiciamento dos autores desse tipo de crimes.

O curso possui uma carga horária de 32 horas/aulas, incluindo disciplinas teóricas e práticas de elementos essenciais à investigação cibernética; levantamento de dados inicial; preservação, representação, rastreio e conclusão da investigação.

Desde o ano passado a Aesp já qualificou 55 policiais civis em todo estado do Ceará, para atuarem na repressão e investigação de crimes cometidos pela internet.

Aula Inaugural

A aula inaugural foi realizada pelo delegado Julius Bernardo, coordenador do curso e diretor da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil do Ceará. A capacitação segue até o dia 30 de novembro de 2018.