Aesp inicia cursos de atendimento pré-hospitalar e salvamento para bombeiros militares

19 de novembro de 2018 - 17:44 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Dando continuidade às ações de capacitação contínua dos profissionais de segurança pública do estado do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) iniciou nesta segunda-feira (19), mais dois cursos voltados para a área operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Cerca de 50 bombeiros participam dos treinamentos que seguem até o próximo dia 30 de novembro.

Curso básico de salvamento terrestre e em altura

Com uma carga horária de 80 horas/ aula, este curso visa promover o aperfeiçoamento dos bombeiros para as operações de busca e salvamento em ambientes terrestres ou que envolvam altura, promovendo assim maior segurança e efetividade nas ações para o bombeiro, para a vítima e para os populares que se encontrem nas imediações durante as ocorrências.

As instruções serão realizadas na sede da Aesp, no Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e em outras edificações de Fortaleza, e contará com aulas de resgate veicular; vantagem mecânica; resgate em ambiente confinado; aparelhos de tração manual e equipamentos de proteção respiratória; materiais e equipamentos de salvamento em altura; nós e amarrações; materiais e equipamentos de salvamento terrestre; técnica de corte de árvore; ancoragens, e resgate com vítimas, entre outras disciplinas.

Curso de atendimento pré-hospitalar básico

Treinamento com uma carga-horária de 100 horas/aula e visa recapacitar e nivelar o profissional de segurança pública e defesa civil no serviço de atendimento pré-hospitalar para realizar procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida de vítimas de acidentes. Além de imobilização, rolamento e remoção da vítima em casos extremos, como resgate de vitimas presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados. As aulas serão realizadas no Núcleo de Resgate e Emergência Pré-hospitalar do CBMCE.