Policiais civis participam de Curso de Entradas Táticas promovido pela Aesp

8 de novembro de 2018 - 12:34 # # #

 

Um grupo de 20 policiais civis concluiu nesta semana a segunda edição do Curso de Fundamentos de Entradas Táticas promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação ocorreu entre os dias 05 e 07 de novembro e foi ministrada por especialistas da Unidade Tático Operacional da Polícia Civil do Ceará (UTO).

De acordo com o titular da UTO, que também coordena o curso, Antônio Pastor, o treinamento tem como foco instruções práticas e operacionais, abordando situações do cotidiano policial. “O objetivo do curso é capacitar o polícia civil, notadamente, quando ele for cumprir mandados de busca e apreensão, mandado de prisão ou quando há a necessidade de adentrar em recintos fechados… E é extremamente importante porque, quando a polícia faz a investigação, o fechamento muitas vezes se dá no momento das operações e o treinamento ele traz o mínimo possível de risco para as operações”, explicou o delegado.

Durante o treinamento, os participantes tiveram instruções de técnicas de aproximação, cerco prático, transposição de obstáculos e arrombamento, combate em ambiente confinado; deslocamento tático; cerco e transposição de obstáculos; técnicas de revista e imobilização; tiro e uso de equipamentos menos letais, além de simular situações que envolvem capacidade de concentração, ação e reação, raciocínio rápido, trabalho em equipe e domínio das técnicas operacionais.