Policiais da Ciops concluem Curso de Sistema Digital de Segurança Pública

6 de novembro de 2018 - 16:54 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Cerca de 30 policiais civis e militares que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluíram nesta terça-feira (06), a primeira edição do Curso de Sistema Digital de Segurança promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

O encerramento do curso foi marcado pela palestra “Tecnologia e Segurança Pública: O Modelo do Ceará”, ministrada pelo titular da SSPDS, André Costa, que falou sobre os desafios na aquisição de tecnologias, combate à mobilidade do crime, estrutura em Big Data e os novos focos de atuação da segurança pública. Além de apresentar os aplicativos e equipamentos tecnológicos, desenvolvidos especificamente para auxiliar as forças de segurança do Ceará, como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA) e os resultados obtidos após sua implementação.

“A Secretaria tem se destacado a nível nacional e até aqui na América do Sul em investir em tecnologia voltada para a segurança pública. Nós temos um método de trabalho, especialmente junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para construir ferramentas customizadas, soluções customizadas para a segurança pública. São ferramentas feitas por policiais e para policiais em tecnologia”, explicou André Costa.

O titular da SSPDS também ressaltou a importância da capacitação dos agentes na área tecnológica. “A gente sabe que a tecnologia, a inteligência artificial, ela não vai resolver sozinha o problema da segurança pública e ela vem na verdade para apoiar o trabalho do homem e da mulher de polícia, que é aquele que tem o papel crucial. Então esse curso é para que eles (policiais) conheçam mais, se aprofundem e principalmente, para que consigam realmente acreditar e confiar na tecnologia”, pontuou o secretário.

A capacitação

O Curso de Sistema Digital de Segurança teve uma carga horária de 80 horas/aulas e ensinou para os participantes como utilizar o novo sistema de rádio digital Tetrapol; o portal de comando avançado (PCA) e outros aplicativos como o 190/AMICOM/AMIGAVV. Além de demonstrar o papel do sistema de vídeomonitoramento na diminuição da mancha criminal.