Capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participam de curso de aperfeiçoamento de oficiais na Aesp

6 de novembro de 2018 - 16:45 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou na noite desta segunda-feira (05), o curso de aperfeiçoamento de oficiais do quadro administrativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CAO QOA PM/BM). 37 profissionais participam da capacitação, sendo 23 policiais militares e 13 bombeiros do estado do Ceará, além de um policial militar do estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, o CAO é fundamental na carreira destes militares, já que a formação é um dos requisitos exigidos para a promoção dos capitães ao posto de major, no quadro de oficiais administrativos. “Esse momento é importante porque é a hora de revisitar os bancos acadêmicos, de rever conceitos, de ter acesso a novos conhecimentos e de repensar a instituição de cada um”, pontuou Juarez.

As aulas serão realizadas no período noturno para que o aluno possa conciliar as atividades de ensino com o serviço diário de suas unidades. Na programação do curso estão previstas disciplinas de comunicação social; normas internacionais de direitos humanos; direito constitucional; administração pública; finanças e orçamentos públicos; gestão de contratos e convênios; estatística e análise criminal; legislação disciplinar das instituições de segurança pública; sistema de defesa civil; gestão de material e patrimônio, entre outras atividades voltadas para o aperfeiçoamento técnico-profissional dos participantes.

“São 360 horas em sala, mas que com as outras atividades de seminário, palestra, elaboração de artigo científico e viagem de estudo elevam o curso para 592 horas/aulas… E durante o CAO, a Aesp ainda vai oferecer para essa mesma turma um curso de tiro para complementar essa formação”, explicou o diretor da Aesp.

Policial militar há 27 anos, capitão José Alexandre Nogueira, é um dos alunos da turma do CAO 2018 e fala da sua satisfação em iniciar mais esta etapa profissional. “Esse é um curso novo que adveio com a nova lei de promoções da Polícia Militar e a expectativa é muito grande, porque nós já temos uma larga experiência e esse curso vai nos proporcionar a nossa possível última promoção na instituição, e além de ganharmos novos conhecimentos para atuar na função, a gente também tem aqui a oportunidade de rever os colegas antigos, alguns da época de formação”, declarou Nogueira.

A aula inaugural do curso foi ministrada pelo diretor da Aesp, Juarez Nunes e contou com a presença do coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco; do coordenador de gestão de pessoas da PMCE, coronel Marcos Aurélio Macedo de Melo; do secretário executivo da Aesp, Nartan Andrade e do coordenador do curso, coronel Klênio Sávio, além da equipe da coordenação de ensino da Academia.