Aesp inicia curso de ascensão profissional para policiais civis e servidores da Pefoce

31 de outubro de 2018 - 16:55 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

 

O seminário de abertura aconteceu no Teatro Celina Queiroz e reuniu cerca de 280 profissionais.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu nesta quarta-feira (31), o seminário de abertura dos cursos de ascensão profissional da Polícia Civil e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O evento aconteceu no Teatro Celina Queiroz e abordou duas temáticas: “O Princípio da Eficiência e Direito Penal”, ministrado pelo professor doutor Emerson Castelo Branco Mendes e o “Controle Disciplinar Interno da Administração Pública – Legislação da Controladoria de Disciplina”, ministrada pelo diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior. Cerca de 280 profissionais participaram do seminário, incluindo delegados, inspetores, escrivães e auxiliares de perícia.

De acordo com o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, o curso é um dos requisitos para a ascensão funcional dos policiais civis e servidores da Pefoce e visa atualizar e ampliar os conhecimentos técnico-operacionais dos participantes. “Após esse curso, eles (alunos) estarão aptos a ascenderem profissionalmente em suas instituições, e é importante essa revisita aos bancos acadêmicos, porque nesse momento o profissional tem contato com novas teorias, novas técnicas e novos pensamentos na área de segurança pública e isso revigora as instituições.”, pontuou Juarez.

Policial civil há 18 anos, delegado Jacob Stevenson Mendes é um dos alunos do curso e avalia positivamente a iniciativa. “A expectativa para o curso de ascensão é a melhor possível! Cada novo curso de formação transforma o policial fazendo com que o cumprimento de sua missão seja mais tranquila e célere”, declarou Jacob.

A capacitação será realizada na modalidade semipresencial e tem uma carga horária de 138 horas/ aulas. Todo o conteúdo programático do curso foi desenvolvido com foco na qualidade técnica e na responsabilidade legal e social das instituições e incluem conhecimentos de legislação da controladoria geral de disciplina dos órgãos de segurança pública e sistema penitenciário; violência contra a mulher; estatística e análise criminal; direitos humanos e cidadania; fundamentos da cadeia de custódia; entre outras disciplinas especificas de cada uma das instituições.